Começou nesta segunda-feira, 23, a programação que comemora os 144 anos da Biblioteca Pública Arthur Vianna, com uma grade de eventos que reúne oficinas, exibição de filmes e exposições. O título escolhido para exibição é a produção franco-chinesa “Balzac e a Costureirinha Chinesa”, filme de 2004 que retrata a vida de Luo (Kun Chen) e Ma (Ye Liu).
A produção conta a história de dois jovens de 17 anos, que vivem na China comandada por Mao Tsé-Tung no auge dos anos 70. Os dois são vistos como inimigos do povo pelo fato de seus pais serem médicos e dentistas, considerados burgueses reacionários. Luo e Ma são então presos e encaminhados a um "campo de reeducação", em uma vila isolada no Tibet. Todos os livros de Luo são queimados, mas Ma consegue manter seu violino ao alegar que Mozart compunha para o Presidente Mao.
No campo eles apenas encontram alívio nas músicas tocadas por Ma e nas histórias narradas por Luo, até que conhecem uma costureirinha (Xun Zhou) por quem ambos se apaixonam. Ela então lhes revela um precioso tesouro: livros considerados subversivos e de autoria de Flaubert, Tolstói, Victor Hugo e Balzac, que estão de posse de Quatro Olhos (Wang Hongwei), outro jovem que está sendo reeducado e está prestes a retornar à cidade. O trio então decide por roubá-los.
Título original: Xiao cai feng / Balzac et la Petite Tailleuse Chinoise | Direção: Sijie Dai | Gênero: Biography, Drama, Romance | Ano: 2004 | País: França / China| Elenco: Xun Zhou, Kun Chen, Ye Liu | (Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-34188)
Serviço: O filme será exibido em quatro sessões, com entrada franca. No Cine Líbero Luxardo, dias 23 e 24, às 19h. E no Cineclube Alexandrino Moreira (na Casa das Artes, antigo IAP) nos dias 26 e 27, às 19h.