A Fundação Cultural do Pará promove, nesta sexta-feira, 30, atividades em alusão ao Dia do Quadrinho Nacional. As ações iniciam às 14h, na Gibiteca da Biblioteca Pública Arthur Vianna, com a atividade "Clube HQ: Criando histórias e personagens", que vai apresentar obras do acervo com ênfase na produção amazônida, destacando contextos e atributos regionais. Ministrada por estudantes de Biblioteconomia e pesquisadores da área, a prática instiga os participantes a criarem ou reimaginarem personagens de forma ilustrada e descritiva, estimulando o diálogo com a cultura local e a expressão criativa.
A programação prossegue às 17h, no Auditório Aloysio Chaves, com uma roda de conversa voltada ao resgate histórico da cena e ao planejamento da XII Semana do Quadrinho Nacional, que será realizada em abril. O debate abordará as comemorações da data em Belém, iniciadas em 1992 pelo coletivo Ponto de Fuga na Casa da Linguagem. Segundo o coordenador de oficinas do Curro Velho, Andrei Miralha, a regularidade do evento se consolidou em 2015, após a unificação das instituições culturais do estado. Em 2026, a iniciativa alcança sua 12ª edição anual, mantendo o foco na valorização do artista e na memória gráfica paraense.
Miralha explica que a roda vai antecipar algumas atividades da Semana do Quadrinho, que integra o Circuito Amazônico. "Vamos resgatar o histórico dessas comemorações em Belém, compartilhando o que já temos planejado e debatendo as ações do Circuito Amazônico", afirma o gestor. A mesa contará com a artivista visual e comunicadora TΔI, uma das organizadoras do Circuito, e Valéria Aranha, técnica de gestão cultural da Biblioteca. Também integram a discussão os quadrinistas Léo Dressant e Mandy Modesto, do coletivo Kitnet, além de Stephanie Lobato, representante do Sesc — parceiro da FCP nesta edição —, e Luiz Cláudio, egresso do coletivo Ponto de Fuga.
Diferente de outros estados, no Pará o evento é executado diretamente pela gestão pública em conjunto com os artistas, o que garante suporte orçamentário e estabilidade para a política cultural. Essa estrutura permitiu a transferência da Semana do Quadrinho para abril, visando o alinhamento com o Circuito Amazônico, que engloba eventos em Manaus (AM), Boa Vista (RR), Macapá (AP), Palmas (TO) e na cidade de Maripasoula, na Guiana Francesa.
Como reflexo dessa expansão, a programação de abril contará com o Beco do Artista, feira onde quadrinistas comercializam produções independentes. O espaço já possui inscritos de diversos pontos do país. Além de Belém e dos distritos de Icoaraci e Mosqueiro, o evento reúne representantes paraenses de Ananindeua, Barcarena, Cametá, Castanhal, Bragança e Canaã dos Carajás. A lista nacional inclui artistas de Manaus (AM), Macapá (AP), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Uberlândia (MG), Volta Redonda (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Caruaru (PE) e Brasília (DF), promovendo o intercâmbio direto entre criador e público.
Integrando as ações de formação e acesso, a Biblioteca Arthur Vianna recebe ainda, durante o período da tarde, uma visita da comunidade atendida pela Usina da Paz Jurunas/Condor, numa atividade que visa proporcionar uma experiência cultural e educativa, fortalecendo o vínculo da comunidade com os espaços públicos de leitura. Segundo Suzana Tota, coordenadora das bibliotecas das Usinas da Paz, a iniciativa reforça o papel social desses equipamentos. "A visita é uma oportunidade significativa para estimular o interesse pela leitura e pela linguagem dos quadrinhos como instrumento de educação, criatividade e formação cidadã para as crianças, jovens e adultos atendidos pela Usina", afirma a coordenadora. O roteiro inclui acolhimento, visita guiada e exibição de curta-metragem temático.
Com eventos como esse, a Fundação Cultural do Pará reafirma seu papel na execução das políticas públicas de cultura no estado do Pará, garantindo o suporte institucional e o fomento necessário para a consolidação de linguagens artísticas e a integração regional de produtores culturais. Acompanhe as ações da FCP pela nossa rede social.
Serviço
Data: Sexta-feira, 30 de janeiro
Horário: de 14h às 19h
Local: Biblioteca Pública Arthur Vianna (3º andar do Centur)
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650)
Entrada gratuita
CINEMA 27/01 21h36