Notícias

Crias do Curro Velho participam de programação de Natal do Centro Cultural Banco da Amazônia, em Belém

Atividades reúnem formação artística e tradição musical neste final de semana, em evento gratuito
Por Helena Saria (ASCOM)
19/12/2025 12h10 - Atualizada em hoje 12h12

O projeto Crias do Curro Velho, do Núcleo de Oficinas Curro Velho (NOCV), realiza apresentações especiais de Natal nos próximos sábado (20) e domingo (21), a partir das 10h. O evento integra a programação de Natal do Centro Cultural Banco da Amazônia e mobiliza 40 crianças e adolescentes atendidos pelas oficinas de formação artística da FCP.

O objetivo do trabalho das Crias é converter o aprendizado pedagógico em instrumentos de cidadania e pertencimento. De acordo com a organização do evento, a atividade é uma vitrine do desenvolvimento social dos alunos: "As crianças trazem ao palco o resultado de um trabalho de formação artística que transforma a arte em instrumento de cidadania".

Crias do Curro Velho em apresentação recente no Teatro Waldermar Henrique

Na manhã de domingo, às 11h, além das Crias, se apresenta também o Coral Vozes da Amazônia. Sob a regência da maestrina Maria Antônia Jimenez, o grupo — que possui 15 anos de trajetória — apresenta um repertório natalino adaptado a ritmos e elementos da musicalidade regional, explorando a espiritualidade e a diversidade cultural amazônica.

A iniciativa resulta de uma cooperação institucional voltada ao fortalecimento da produção cultural local e ao apoio de projetos sociais na Amazônia Legal. A ocupação do espaço cultural reforça o papel da arte no desenvolvimento humano e na visibilidade de talentos da comunidade.

O Coordenador de Iniciação Artística do Núcleo, Jorge Cunha, ressalta a importância da integração entre as instituições para o fortalecimento da cultura local. "A parceria com o Banco da Amazônia demonstra como o esforço conjunto amplia o alcance das nossas ações, garantindo que a produção cultural gerada em nossos núcleos de formação chegue a novos públicos", afirma.

Crias do Curro Velho em apresentação recente no Teatro Waldermar Henrique

Para Celeste Iglesias, Diretora do NOCV, a ocupação deste espaço é uma etapa fundamental no processo formativo dos alunos. "As apresentações permitem que as Crias do Curro Velho ocupem espaços institucionais, dando visibilidade ao talento desenvolvido nas oficinas e reforçando a autoestima de cada jovem", pontua.

É papel da Fundação Cultural do Pará (FCP), executor das políticas públicas de cultura no estado do Pará, desenvolver programas de formação, incentivo e difusão das artes, garantindo o acesso e a democratização das manifestações culturais em todo o território paraense. Acompanhe as ações da FCP pela nossa rede social.