Estão abertas as inscrições para as bibliotecas públicas brasileiras interessadas em participar do Programa CDI Bibliotecas, uma ação do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), com o patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates, que incentiva a atualização de profissionais de bibliotecas públicas em relação às demandas dos associados. A Rede CDI está presente em 14 países, entre os quais Espanha, Estados Unidos e Brasil, e impactou até hoje mais de 1,5 milhões de vidas.
O projeto vai atender 50 bibliotecas públicas nos 27 estados e usará a metodologia do educador Paulo Freire, que foi projetada para capacitar os alunos como “agentes de transformação”. "A ação auxilia na criação de um ambiente de inovação, contribui para a formação dos bibliotecários e ajudar a aumentar a importância das bibliotecas nas suas comunidades”, explica Guilherme Relvas, servidor da Diretoria de Informação e Leitura da Fundação Cultural do Pará.
As inscrições, gratuitas, vão até 12 de março, e serão realizadas exclusivamente online. O formulário está disponível no site do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (snbp.culturadigital.br) e também no site da FCP (www.fcp.pa.gov.br).
Quem pode participar - Bibliotecas públicas municipais e estaduais mantidas pelo governo local, localizadas em municípios com no mínimo 50 mil habitantes e com facilidade de acesso ao local. "Esses espaços devem dispor de pelo menos um profissional efetivo formado em Biblioteconomia e condições específicas para comportar o Programa”, explica Relvas.