Notícias

Belém recebe apresentação inédita com mais de 40 percussionistas

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
25/02/2015 14h42

Nesta sexta-feira, 27, a partir das 16h, a praça do Povo no Centur ficará repleta de músicos percussionistas de Belém que irão executar, pela primeira vez na Amazônia, uma obra contemporânea “Inuksuit”, do compositor norte americano John Luther Adams. São mais de 40 músicos percussionistas, entre eles, alunos do Conservatório Carlos Gomes, Escola de Música da UFPa e Fundação Amazônica de Música.

Segundo Lorena Brabo, da organização do evento, a música “Inuksuit” tem 60 minutos. A proposta do compositor é colocar vários músicos em um lugar aberto para tocar a mesma composição. “O nome Inuksuit significa o marco de pedras ou um monte de pedras constituído por seres humanos. A obra tem três momentos, o primeiro caracterizado pelo nascer do dia, com sons suaves remetendo à natureza; no segundo seria a edificação do Inuksuit, uma construção de sons por meio dos espaços sonoros e o terceiro momento é a desconstrução de tudo, com sons delicados, brilhantes e remete ao pôr do sol”, detalha.

A versão da obra contemporânea Inuksuit que será apresentada em Belém pode ser a maior já feita no Brasil e a primeira em uma capital na Amazônia. O objetivo do projeto é reunir “a comunidade de músicos e amantes da música em Belém e divulgar a apreciação da música contemporânea na cidade”, segundo Lorena Brabo, que também é percussionista e mestranda da Universidade Federal de Goiás. A intenção é proporcionar a “todos os espectadores uma experiência completamente inusitada”, complementa.

Serviço:
Músicos apresentam a obra “Inuksuit” de John Luther Adams, nesta sexta-feira, 27, às 16h, na Praça do Povo do Centur. Entrada Franca