Notícias

Cineclube homenageia diretor Francesco Rosi e exibe o clássico do cinema italiano O Bandido Giulian

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
23/02/2015 12h40

O Cineclube Alexandrino Moreira apresenta na próxima segunda-feira, 23, o drama histórico “O Bandido Giuliano”. O filme, selecionado para homenagear o cineasta italiano Francesco Rosi – que faleceu no último mês –, foi lançado no ano de 1962 com o título original “Salvatore Giuliano”. A exibição do longa-metragem inicia às 19h, no Centro de Experimentação Artístico e Cultural do Pará (antigo IAP) e tem entrada franca.

Habilidoso em representar fatos políticos no cinema, Rosi reuniu um grupo estelar de atores para falar do problemático personagem da vida real: Salvatore Giuliano. Acusado de matar um soldado italiano, ou carabinere, a imagem de Giuliano vai de bandido a herói do povo siciliano.

Em meio ao movimento separatista da Sicília, eventos emblemáticos e sangrentos envolvem o fora-da-lei. Forçado a fugir para as montanhas, Salvatore forma e lidera um bando de foragidos, tornando-se um grande mafioso da ilha localizada no sul da Itália. Em nome da liberdade e seus ideais políticos, Giuliano comente atrocidades.

Narrado em meio a flashbacks, o filme projetou internacionalmente o diretor napolitano – lhe rendendo, inclusive, o prêmio Urso de Prata de Melhor Diretor no Festival de Berlim. Drama, guerra e suspense entretêm o público durante os 123 minutos que desvendam a imagem e reputação de Salvatore Giuliano. Após a sessão, os críticos da Associação de Críticos do Cinema do Pará (ACCP) abrem debate sobre a obra e convidam a plateia a participar.