O edital 2015 do Programa Estadual de Incentivo à Cultura, Semear, foi publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira, 12, e já está disponível para artistas, produtores culturais e empresas com atuação cultural. Segundo Augusto Ribeiro, que integra a equipe organizadora do programa, o concurso vai selecionar projetos nas diversas áreas de linguagens culturais, como música, gastronomia, teatro, circo, literatura e dança. As inscrições vão até as 14h do dia 31 de março de 2015.
Os proponentes dos projetos culturais podem se habilitar ao processo seletivo para captar recursos no valor de até R$ 200 mil. “Qualquer pessoa física ou jurídica com atuação cultural pode propor projeto. Para isso, é preciso fazer o cadastro no sistema, pois o procedimento é todo on-line. O sistema está disponível o ano todo, não só no período do edital”, pontua Augusto Ribeiro.
A paraense Luê Soares foi uma das contempladas da edição anterior do programa e recebeu o incentivo para gravar e lançar o primeiro CD, “Afim de Onda”, com músicas da cantora e instrumentista e algumas parcerias. “Ser selecionada foi algo super importante, que viabilizou todo o processo de ter este primeiro trabalho gravado. Depois da aprovação, fui escolhida para ser patrocinada pelo Natura Musical – foi um casamento perfeito”, disse.
Hoje a cantora mora em São Paulo, mas é bom lembrar que apenas podem se candidatar produtores que morem no Pará e que sejam diretamente responsáveis pela promoção e execução do projeto a ser beneficiado. O sistema pelo qual é enviada a proposta de incentivo, juntamente com os documentos necessários, é o “SGPSemear”, acessado no site da Fundação Cultural do Pará (FCP).
Orientações – Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, a equipe que organiza o programa elaborou um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato PDF contendo todas as imagens dos documentos digitalizados (escaneados) exigidos no edital. “Às vezes o candidato envia tudo separado e com uma resolução muito alta, o que dificulta para o envio e até sobrecarrega o site. Nesse tutorial, ele aprende passo a passo como anexar os documentos, imagens, tudo em um único arquivo e bem leve”, orienta Augusto Ribeiro.
O “SGPSemear” também pode ser usado pelo candidato para acompanhar, por meio da opção “Mensagens”, o andamento do processo, além de tomar conhecimentos de eventuais notificações. A equipe pode por este meio informar que está faltando algum documento ou que o projeto precisa ser corrigido em algo, por isso é bom o candidato estar sempre atendo.
Após a submissão do projeto à comissão de avaliação não será permitido enviar novos documentos ou editar informações do projeto, salvo por solicitação da Secretaria Executiva do Programa Semear. A comissão de avaliação dos projetos já foi escolhida e também publicada em Diário Oficial esta semana. Participam desta: Marco Antônio Moreira Carvalho, Antônio José Moura, Jaime Amaral, Maria Angélica Meira, Olinda Margareth Charone, Marcos Campelo e Marisa Mokarzel.
No próprio sistema há orientações sobre o preenchimento dos formulários e um guia completo sobre como usar o site. Para fazer o download do tutorial sobre criação de documento em PDF, basta acessar www.leisemear.fcptn.pa.gov.br/wp-content/uploads/2015/02/Tutorial-Pdf-Semear.pdf.