Notícias

Estão abertas as inscrições para a Lei Semear

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
19/02/2015 12h20 - Atualizada em em 26/05/2022 12h26

O edital 2015 da lei estadual de incentivo à cultura, Semear, foi publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira, 12, e já está disponível para artistas, produtores culturais e empresas com atuação cultural. Segundo Augusto Ribeiro, que integra a equipe organizadora do programa, o concurso vai selecionar projetos nas diversas áreas de linguagens culturais, como música, gastronomia, teatro, circo, literatura e dança. As inscrições vão até as 14h do dia 31 de março de 2015, Mais informações no blog da Semear.

Os proponentes dos projetos culturais podem se habilitar ao processo seletivo para captar recursos no valor de até R$ 200 mil. “Qualquer pessoa física ou jurídica com atuação cultural pode propor projeto. Para isso, é preciso fazer o cadastro no sistema, pois o procedimento é todo on-line. O sistema está disponível o ano todo, não só no período do edital”, pontua Augusto Ribeiro.

A paraense Luê Soares foi uma das contempladas da edição anterior do programa e recebeu o incentivo para gravar e lançar o primeiro CD, “Afim de Onda”, com músicas da cantora e instrumentista e algumas parcerias. “Ser selecionada foi algo super importante, que viabilizou todo o processo de ter este primeiro trabalho gravado. Depois da aprovação, fui escolhida para ser patrocinada pelo Natura Musical – foi um casamento perfeito”, disse.

Hoje a cantora mora em São Paulo, mas é bom lembrar que apenas podem se candidatar produtores que morem no Pará e que sejam diretamente responsáveis pela promoção e execução do projeto a ser beneficiado. O sistema pelo qual é enviada a proposta de incentivo, juntamente com os documentos necessários, é o “SGPSemear”, acessado no site da Fundação Cultural do Pará (FCP).

Orientações – Com o objetivo de simplificar e diminuir o tamanho de arquivos anexos nos projetos, a equipe que organiza o programa elaborou um pequeno tutorial mostrando como gerar um único arquivo no formato PDF contendo todas as imagens dos documentos digitalizados (escaneados) exigidos no edital. “Às vezes o candidato envia tudo separado e com uma resolução muito alta, o que dificulta para o envio e até sobrecarrega o site. Nesse tutorial, ele aprende passo a passo como anexar os documentos, imagens, tudo em um único arquivo e bem leve”, orienta Augusto Ribeiro.

O “SGPSemear” também pode ser usado pelo candidato para acompanhar, por meio da opção “Mensagens”, o andamento do processo, além de tomar conhecimentos de eventuais notificações. A equipe pode por este meio informar que está faltando algum documento ou que o projeto precisa ser corrigido em algo, por isso é bom o candidato estar sempre atendo.

Após a submissão do projeto à comissão de avaliação não será permitido enviar novos documentos ou editar informações do projeto, salvo por solicitação da Secretaria Executiva do Programa Semear. A comissão de avaliação dos projetos já foi escolhida e também publicada em Diário Oficial esta semana. Participam desta: Marco Antônio Moreira Carvalho, Antônio José Moura, Jaime Amaral, Maria Angélica Meira, Olinda Margareth Charone, Marcos Campelo e Marisa Mokarzel.

No próprio sistema há orientações sobre o preenchimento dos formulários e um guia completo sobre como usar o site. Para fazer o download do tutorial sobre criação de documento em PDF, basta acessar www.leisemear.fcptn.pa.gov.br/wp-content/uploads/2015/02/Tutorial-Pdf-Semear.pdf.