Notícias

Sessão Cult exibe "Crepúsculo dos Deuses" e promove debate sobre o Oscar 2015

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
12/02/2015 11h38

Ex-estrela de cinema solitária vive amargurada em sua mansão, quando o destino traz à porta da sua casa um roteirista azarado e a partir daí tudo pode mudar. Esse é o roteiro do clássico Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950), do roteirista, cineasta e produtor Billy Wilder, mesmo diretor de “O Pecado mora ao lado” (1955), “Quanto mais quente melhor” (1959) – ambos com Marilyn Monroe - e “Se meu apartamento falasse” (1960) – com os jovens Jack Lemmon e Shirley McLane. O filme terá exibição dentro do projeto Sessão Cult, no Cine Líbero Luxardo, no Centur, neste sábado, 14, a partir das 16h.

Indicado a 11 estatuetas do Oscar, venceu três: melhor direção de arte (preto e branco), melhor trilha sonora e melhor roteiro. Também indicado ao Globo de Ouro, venceu quatro categorias: melhor filme (drama), melhor diretor, melhor atriz (drama) e melhor trilha sonora.

O filme é um grande clássico e essa projeção será a única oportunidade em muito tempo do público assisti-lo numa tela de cinema, com som de cinema, pagando não mais que oito reais. 

E como a festa do Oscar está se aproximando – este ano está confirmada para o dia 22 de fevereiro -, a Associação de Críticos de Cinema do Pará promoverá, após a sessão de “Crepúsculo dos Deuses”, um debate sobre a premiação e sobre os filmes indicados desse ano, tudo sob a coordenação do presidente da Associação, Marco Antonio Moreira.

“A associação já promove esse debate há algumas edições da premiação e a intenção é abrir um espaço pra trocar ideias sobre o que significa esse evento, que é um prêmio do e para o cinema americano”, explica Moreira.

Crepúsculo dos Deuses

Título original: Sunset Boulevard | Direção e Roteiro de Billy Wilder | Ano: 1950 | Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Cecil B. DeMille, Buster Keaton | Cor: Preto e branco 

Sinopse: A ex-estrela de filmes mudos Norma Desmond vive solitária com seu fiel empregado Max von Mayerling em sua mansão residida no endereço da famosa Sunset Boulevard. Sua vida ganha uma nova guinada quando o fracassado roteirista Joe Gillis chega em sua casa fugindo de cobradores, utilizando a mansão como esconderijo perfeito para que ninguém o encontre. Quando Norma descobre que Gillis é um roteirista, resolve lhe mostrar o rascunho de uma história e pede que o rapaz a melhore para que Cecil B. DeMille a dirija no papel principal.

Serviço:
Sábado, 14 de fevereiro, às 16h. Entrada franca. Classificação: 16 anos. End: Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré, Belém, Pará. Mais informações: 3202-4321