Município de Primavera ganha biblioteca modelo

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
11/02/2015 11h28

Nesta quarta-feira, 11, às 19h, representantes da Fundação Cultural do Pará (FCP) e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), vinculado ao Ministério da Cultura (MinC) participam da inauguração da Biblioteca Municipal Ruth Passarinho, no município de Primavera. O evento marca as comemorações pelo aniversário de 53 anos da cidade, localizada a cerca de 190 km da capital paraense. A nova biblioteca oferece acervo vasto e em diversos suportes, podendo atender à população do município, estimada em mais de 10 mil habitantes.

A biblioteca existia desde o início da década de 1990 e funcionava em uma casa, no mesmo terreno onde hoje se encontra a nova estrutura. “Essa casa foi totalmente derrubada e no lugar iniciamos do zero a construção da nova biblioteca, mantendo o nome da anterior. Não era só uma questão física, ela não tinha mais condições de atender a população, o acervo estava defasado e faltava atendimento melhor para questões como o acesso à internet e a acervos em audiovisual”, destaca a prefeita Cleuma de Oliveira.

A necessidade de reformulação da biblioteca foi resolvida a partir de um Termo de Cooperação assinado entre a prefeitura e a mineradora Votorantim. O acordado é que esta deve investir R$ 8 milhões em compensação pela exploração mineral na região. A construção da biblioteca foi a primeira ação após o acordo e teve custo em torno de R$ 1,5 milhão, incluindo desde a obra do prédio até suas instalações, equipamentos e acervo.

O recurso que estava em vista coincidiu com uma visita espontânea da equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará (SEBP-PA), da FCP, ao município de Primavera. “Foi uma feliz coincidência. A nossa missão é apoiar as bibliotecas municipais e após tomarmos conhecimento do que se passava, propomos uma parceria para ajudar nesta reformulação. Prestamos uma assessoria técnica, que observou desde o projeto arquitetônico até os serviços que passam a ser ofertados pela biblioteca”, conta o coordenador do SEBP, Guilherme Relvas.

Atendimento especializado

A nova Biblioteca Municipal Ruth Passarinho agora trabalha de acordo com o conceito mais moderno vigente: o de “biblioteca viva”. A ideia é fazer dela um espaço rico em livros, mas também em outros suportes, como o audiovisual e a cultura digital. Além disso, passa a ser acessível a toda uma programação cultural voltada para a formação de novos leitores e que desperte a participação da comunidade na qual está inserida.

Dividida em dois andares, no térreo a biblioteca passa a abrigar: seção destinada à leitura de periódicos; infocentro e de cabines de pesquisa com uso de rede wi-fi (sem fio); área multimídia, incluindo acervo para deficientes visuais; e a seção infantil, com mobília e acervo específicos. “Todos esses espaços se tornaram bastante convidativos, com mobília nova e confortável, tudo bem iluminado, pensado para que estes leitores se sintam a vontade e passem a se tornar frequentadores assíduos”, explica Relvas.

No andar superior, mais espaços especializados, incluindo uma área para pesquisas em geral e empréstimo de obras; auditório multiuso com disponibilidade para um público de 50 pessoas, dispondo de sistema de sonorização e projeção. “A ideia é que ele possa servir para aulas dinâmicas, oferta de cursos, cinema, eventos culturais e educativos em geral”, destaca Relvas. Ao lado do auditório existe um espaço reservado onde a prefeitura pretende instalar um museu para receber itens arqueológicos descobertos na região.

Outro destaque desta nova estrutura é sua atenção à acessibilidade, pois inclui rampas de acesso à biblioteca e plataforma (elevador) para portador de necessidade especial eventual e permanente. “Em termos de infraestrutura, a biblioteca de Primavera já nasce como referência na região amazônica, entre todas as bibliotecas municipais”, considera o coordenador do SEBP.

Treinamento

A parceria entre o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará e a prefeitura de Primavera se estende também ao treinamento dos servidores que atuarão na biblioteca do município. Desde a sexta-feira, 6, até esta quinta-feira, 12, eles recebem orientações em relação ao atendimento, acervo e cuidados no uso dos espaços e novos equipamentos disponibilizados ao público. Estas atividades contam com o apoio dos técnicos da Fundação Cultural do Pará e acadêmicos de Biblioteconomia, por meio do projeto de extensão da Universidade Federal do Pará.

A partir de uma segunda etapa desta parceria, ainda neste semestre, os servidores também contarão com treinamentos voltados para a dinamização desse atendimento e uso dos espaços, para o incentivo da participação da comunidade.

Além de Guilherme Relvas, coordenador do SEBP-PA, estará presente para prestigiar a inauguração da biblioteca e aniversário da cidade de Primavera, Veridiana Negrini, coordenadora do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.