O Cine Líbero Luxardo da Fundação Cultural do Pará (FCP) está recebendo até a próxima segunda-feira (23) a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. Esta edição contém 40 filmes – entre curtas, médias e longa-metragem – com exibição em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal, sendo que, nesta semana, a mostra ocorre simultânea em Aracajú (SE), Natal (RN), Fortaleza (CE), Teresina (PI), Cuiabá (MT) e Belém (PA). As sessões ocorrem sempre das 14h às 20h, com entrada gratuita.
Um dos filmes a ser apresentado nesta quinta-feira (19) é “O Contador de Histórias”, do diretor Luiz Villaça. A obra é baseada na vida do mineiro Roberto Carlos Ramos, que desde pequeno mostra um talento especial para contar histórias. Ainda na infância ele é deixado pela mãe em uma entidade assistencial recém-criada pelo governo e, aos poucos, vai perdendo a esperança de ser resgatado pela família.
A 10ª edição da mostra iniciou em Belo Horizonte (MG) e já passou por mais duas cidades até chegar a Belém. O evento é uma realização do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, em parceria com o Ministério da Cultura, e chega ao Pará com o apoio da FCP.
“Queremos fortalecer a nossa agenda de filmes para levar o tema cada vez mais ao público”, declara a secretária da Defesa dos Direitos Humanos em Brasília, Mariana Bizinato, referindo-se à meta de ampliação do número de cidades participantes da mostra, que foi de quatro para 27 locais este ano.
A programação é dividida em três mostras: a “Temática”, que tem como foco os direitos das crianças e dos adolescentes; a mostra “Panorama”, composta por 24 filmes produzidos no Brasil, França, Estados Unidos e Singapura; e a mostra “Homenagem”, fazendo uma retrospectiva dos últimos nove anos do evento através dos filmes premiados em cada edição.
Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo – celebra o fortalecimento e a disseminação da cultura e da educação em direitos humanos. Foi lançada para comemorar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pelas Nações Unidas em 1948.
Serviço: O Cine Líbero Luxardo (Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré) está exibindo filmes que contam histórias sobre Direitos Humanos até a segunda-feira (23), no horário de 14h às 20h, com entrada gratuita.