No próximo dia 30, às 16h, a Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Biblioteca Pública Arthur Vianna, realiza uma atividade de contação de histórias com audiodescrição. Na ação, será usado o livro “Para meu pai, o boto”, do autor paraense Geovane Belo. A mediadora será Patrícia Martins, idealizadora da proposta. A programação faz parte do projeto “Múltiplas Visões”, que tem como objetivo a realização de atividades voltadas ao acesso, formação e inserção das pessoas com deficiência visual nos mais diversos ambientes, por meio da realização de cursos, oficinas, palestras e rodas de conversas. A contação de histórias será realizada na seção braille, localizada no 2º andar da Biblioteca Arthur Vianna, na FCP.
A contação de histórias com audiodescrição é realizada uma vez por mês, na seção Braille, onde é feita a descrição dos livros para pessoas com deficiência visual, dando detalhes de como é a capa do livro, como são as imagens que compõem o livro. Após a contação da história, é realizada uma roda de conversa com os beneficiários da seção Braille, com trocas de experiências sobre a leitura e sugestões de livros para o próximo encontro.
Segundo a idealizadora do projeto, Patrícia Martins, estagiária da seção circulante, a iniciativa surpreendeu ao alcançar um público mais amplo, que encontrou na leitura em braille uma nova forma de acessar a literatura. “Esse projeto leva a leitura para as pessoas com deficiência visual que não sabem ler em braille, não têm acesso aos livros. Esse é o foco principal da iniciativa que ganhou uma abrangência maior, alcançando não apenas pessoas com deficiência visual, mas também idosos e crianças que se beneficiam da experiência tátil e sensorial da leitura em braille. Quando se fala em audiodescrição, as pessoas sentem curiosidade de conhecer um pouco mais. Esse projeto foi uma disciplina da UFPA (Universidade Federal do Pará), do curso de biblioteconomia, e a partir dele, foi se fortalecendo essa iniciativa na biblioteca Arthur Vianna”, contou.
Serviço:
Contação de histórias com audiodescrição
Quando: 30 de outubro
Hora: 16h
Onde: Biblioteca Arthur Vianna - Seção Braille (2º andar da Fundação Cultural do Pará - FCP - Av. Gentil Bittencourt, 650, Nazaré)