Notícias

Teatro Experimental Waldemar Henrique sedia “Diálogos da Chiquita” com foco em pautas LGBTQIA+

Evento, que antecede a tradicional Festa da Chiquita, abre espaço para conversas sobre combate à discriminação e os desafios da comunidade em Belém
Por Helena Saria (ASCOM)
10/10/2025 15h10

O Teatro Experimental Waldemar Henrique foi palco, nas últimas quarta (8) e quinta-feira (9), do evento “Diálogos da Chiquita”. A programação, que antecede uma das mais tradicionais festas da quadra nazarena, propõe um espaço de debate e conscientização sobre pautas relacionadas à comunidade LGBTQIA+.

A iniciativa amplia a percepção do evento para além do caráter festivo, se colocando como um ato de afirmação e luta por direitos. Marcelo do Carmo, coordenador do TEWH, explica a proposta. "A festa da Chiquita não é só uma festa onde todo mundo vai lá só se divertir, mas tem o outro lado da conscientização. Nós somos contra a LGBTQIA+fobia, nós somos contra qualquer tipo de discriminação", explica.

Conduzido pelo idealizador e coordenador da Chiquita, Eloy Iglesias, e com a participação de representantes da UFPA e de entidades da sociedade civil, o encontro aborda temas como o etarismo dentro da comunidade e as vivências de pessoas LGBTQIA+ na capital paraense. "Os Diálogos da Chiquita vêm justamente para conversar sobre esses temas e abrir espaço para falas importantes", complementa Marcelo, sobre a importância de criar um ambiente seguro para a troca de experiências.

A ação reforça o compromisso da Fundação Cultural do Pará (FCP) com a promoção da diversidade e o fomento a debates sociais relevantes por meio da arte e da cultura. Como principal órgão executor das políticas públicas culturais do estado, a FCP busca garantir o acesso a espaços e programações que reflitam a pluralidade da sociedade paraense. Acompanhe as ações da FCP pela nossa rede social.