Notícias

Teatro Experimental Waldemar Henrique completa 46 anos de liberdade artística

Instalado no centro de Belém, o Teatro cujo nome homenageia o grande maestro Waldemar Henrique celebra a data com três dias de espetáculos gratuitos de dança, teatro e música
Por Marcos Maia (ASCOM)
17/09/2025 08h00 - Atualizada em hoje 15h56

Para comemorar os 46 anos de história completados nesta quarta-feira (17), o Teatro Experimental Waldemar Henrique, em Belém, oferecerá ao público três dias de programação gratuita nos dias 18, 23 e 26 de setembro.

“Teremos significativas expressões na programação do nosso aniversário. Dividimos as expressões artísticas para contemplar as diferentes linguagens que são acolhidas no espaço. O público poderá esperar uma programação diversa, que contemplará os 46 anos do teatro”, informa o coordenador do TEWH, Marcelo do Carmo. Ele ressalta que “o Teatro está se preparando para essa programação com toda a dedicação dos técnicos e apresentações gratuitas de espetáculos em diferentes linguagens artísticas”.

Na quinta-feira (18), a partir de 17h, o destaque será a dança, com apresentações na área externa e no palco interno do espaço. Haverá apresentação de danças que se destacam nos cenários regional e mundial.

Diversidade - Entre as atrações estão a Cia. de Danças Clara Pinto, Projeto Social Studio Corpo em Movimento - da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Núcleo Artístico Marcelo Riva, Cia. Cabanos e “Diversidade Amazônica - Um espetáculo que dança a cultura paraense”, produzido pelo grupo de danças da Escola Lourenço Filho/Fundação Pestalozzi. 

Na próxima terça-feira (23), com início às 19h, o Teatro receberá experimentações que envolvem palhaçaria, espetáculos com música, valorização da defesa da Floresta Amazônica e dos povos originários por meio do espetáculo “Amanajés” e de outras apresentações.

Na sexta-feira (26), também a partir de 19h, a programação comemorativa será encerrada com música, destacando as participações da Orquestra Jovem Helena Maia e do grupo musical OVA - Orquestra de Violoncelistas da Amazônia.

História - Criado em 1979 após um ato público da classe artística paraense, e com a denominação que homenageia o grande maestro paraense, o Teatro Experimental Waldemar Henrique atende à necessidade dos artistas locais de experimentar e inovar nas diversas linguagens artísticas. Ao acolher a efervescência criativa, o palco do TEWH é exemplo de resistência e ousadia da arte paraense.

Caracterizado pela arquitetura eclética, com traços Art Nouveau, o local é marcado atualmente por revitalizações estruturais e renovações no espaço, que desde 1996 não exibia tamanha grandiosidade. Em 2012, recebeu reformas na estrutura administrativa e novos instrumentos, e atualmente o TEWH passa por intervenções no lado externo, renovação das pinturas externa e interna, e adequações na acessibilidade para oferecer maior comodidade ao público.

Serviço: Comemoração pelos 46 anos do Teatro Experimental Waldemar Henrique, nos dias 18, 23 e 26 de setembro.
Horário: dia 18/09 - às 17h;

Dias 23 e 26/09 - às 19h.
Endereço: Avenida Presidente Vargas, nº 645, Bairro da Campina. Entrada franca. 

Programação completa em:
https://www.instagram.com/p/DOozRjsDYhx/?igsh=ejA5MG11a3UwcWpr