Notícias

FCP inaugura exposição “Arqueologia dos Afetos”, da artistas Karina Martins, vencedora do Prêmio Branco de Melo 2025

Com entrada gratuita a abertura será no dia 9 de setembro, às 19h, na Galeria Ruy Meira. As obras ficarão em exposição até o dia 31 de outubro
Por Mauricio Carvalho (FCP)
08/09/2025 15h39 - Atualizada em hoje 16h06

A Fundação Cultural do Pará (FCP) inaugura na próxima quarta-feira, dia 10 de setembro, às 19h, a exposição “Arqueologia dos Afetos”, da artista visual Karina Martins, vencedora do Prêmio Branco de Melo 2025. A mostra será realizada na Galeria Ruy Meira, localizada na Casa das Artes, em Belém. A visitação é gratuita e ficará aberta ao público até o dia 31 de outubro.

“Arqueologia dos Afetos” é uma exposição individual que propõe uma reflexão sensível sobre o papel dos arquivos familiares na construção da identidade e da memória. A partir de materiais e lembranças pessoais — como fotografias, objetos religiosos, itens da infância e registros do cotidiano — Karina Martins transforma o íntimo em obra, revelando memórias afetivas que atravessam gerações.

Karina Martins Inspirada pelo pensamento do filósofo Walter Benjamin, a artista utiliza a metáfora da escavação para tratar o passado como algo a ser desenterrado com cuidado. Ela cita: “Quem pretende se aproximar do próprio passado soterrado deve agir como um homem que escava.”

A exposição surgiu durante o período de isolamento social imposto pela pandemia de Covid-19. Enfrentando a angústia e a incerteza do momento, Karina voltou-se aos seus arquivos pessoais como forma de resgate e cura emocional. A busca por memórias — suas e de seus ancestrais — transformou-se em um processo criativo potente, que agora é compartilhado com o público por meio da arte.

“A mostra é composta por dois vídeos, duas instalações, três objetos e uma seleção de fotografias autorais e de acervo familiar. Todos os trabalhos têm em comum a construção de um inventário afetivo e simbólico que atravessa o tempo e a experiência individual”,  informa Karina.

Pensando na acessibilidade, a exposição conta com recursos voltados para pessoas com baixa visão, como textos em braille e descrição das obras.

Sobre a Galeria Ruy Meira - A Galeria Ruy Meira é um espaço dedicado à valorização da produção artística e cultural da Amazônia. Situada na Casa das Artes, o espaço conta com duas salas expositivas, que podem receber mostras distintas ou compor diferentes núcleos de uma mesma exposição.

Desde 2022, a galeria integra o projeto Edital Branco de Melo, mantendo seu compromisso com a formação e difusão artística, ao incentivar e dar visibilidade aos artistas contemplados na premiação.

Serviço

Exposição "Arqueologia dos Afetos" de Karina Martins.
📅 Abertura: terça-feira, 09 de setembro, às 19h
🗓 Visitação: de 09 de setembro a 31 de outubro
🕐 Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
💡 Entrada gratuita.
📍 Galeria Ruy Meira –  Casa Das Artes (R. Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 - Nazaré, Belém)