Interessados em participar da oficina gratuita de informática avançada, promovida pela Fundação Cultural do Pará (FCP), têm até o final da manhã da próxima terça-feira, 12, para realizarem suas inscrições. As aulas serão realizadas de 12 a 28 de agosto, de 14h às 18h, na Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV), em Belém. As inscrições são virtuais por meio do formulário, disponível aqui.
As aulas serão ministradas pelo instrutor Fábio Luan, com o apoio do monitor Fernando Figueira. "O objetivo da oficina é aprofundar os conhecimentos dos participantes em informática aplicada, com foco no uso profissional de ferramentas essenciais no mercado de trabalho", explica Fábio Luan.
A oficina terá carga horária de 40 horas e contará com a entrega de certificados para os participantes com no mínimo 90% de frequência. O conteúdo programático da oficina abrange o uso do Pacote Office Avançado incluindo Microsoft Word apresentando conceitos de formatação profissional, criação de sumários automáticos, cabeçalhos e rodapés, inserção de imagens, tabelas, referências e mala direta.
Espaço onde a oficina será realizada
Também, serão abordados o microsoft excel com fórmulas e funções (SOMA, MÉDIA, SE, PROCV, CONT.SE), formatação condicional, criação de gráficos e dashboards e o microsoft powerpoint introduzindo apresentações com layout profissional, inserção de mídias, animações e controle de tempo.
Além de apresentar conceitos de design gráfico com Canva como: os fundamentos do Canva e identidade visual, a criação de materiais como cartazes, currículos, posts para redes sociais, apresentações e portfólios visuais. A oficina ainda abordará a Introdução ao Desenvolvimento Web como estrutura básica de páginas HTML (uso de tags, títulos, parágrafos, listas, links, imagens e tabelas), aplicação de estilos básicos com CSS inline e organização de diretórios e desenvolvimento de uma página pessoal como projeto de conclusão.
"Ao final da oficina, espera-se que os alunos estejam aptos a produzir documentos e apresentações com qualidade profissional, criar planilhas automatizadas e painéis interativos; desenvolver materiais visuais com princípios básicos de design gráfico; criar páginas web simples utilizando HTML e CSS e aplicar esses conhecimentos em contextos acadêmicos, profissionais e pessoais", revela o instrutor Fábio Luan.
Serviço:
Oficina de Informática Avançada
Inscrições aqui
Período: 12/08 a 28/08/2025 (exceto 15/08)
Dias da semana: Terça a sexta-feira
Horário: 14h às 18h
Carga horária: 40h
Vagas: 19 (+ 5 para cadastro reserva)
Instrutor: Fábio Luan
Monitor: Fernando Figueira
Local: Biblioteca Pública Arthur Vianna