Com o enredo “Belém Capital da COP 30 na Amazônia: Mistérios, Encantos e Tradições”, o Grêmio Recreativo Escola de Samba das Crias do Curro Velho (GRESCV) realiza, na manhã deste sábado, 8 de março, o desfile anual de carnaval. O cortejo sairá às 9h na Praça Brasil, localizada na Travessa Dom Pedro I, no Umarizal. Os componentes trazem à avenida a sustentabilidade e a conscientização ambiental.
Este ano, o enredo “Belém Capital da COP 30 na Amazônia: Mistérios, Encantos e Tradições” celebra a terra mais encantadora do planeta, trazendo os espectadores às profundezas da floresta tropical, onde a magia e a realidade se entrelaçam.
A escola de samba traz para a avenida 22 alas, carregadas de diversidade, sustentabilidade, música, dança, diversão e talento. Tendo início na Praça Brasil, o trajeto segue pela Avenida Senador Lemos, Travessa Djalma Dutra e se encerra no Curro Velho. Cerca de 700 pessoas são esperadas para a celebração.
Jorge Cunha, coordenador de iniciação artística do Curro Velho, destaca que “O Curro Velho sempre trouxe o reaproveitamento como pauta principal em todas as atividades, desde as oficinas até os eventos maiores. Estamos sempre recebendo doações desses materiais para as nossas produções sustentáveis.”
Sustentabilidade - Durante o desfile, o GRES traz carros alegóricos produzidos a partir de materiais recicláveis, como papelão, plástico, saco de cimento e outros objetos que seriam descartados de maneira irregular. Esse trabalho já é realizado há anos no Curro Velho.
Jorge Cunha demonstra que “é uma grande satisfação ver que já estamos dando os toques finais nas alegorias, adereços e elementos visuais que compõem o carnaval deste ano.”
Inclusão - O Núcleo de Oficinas Curro Velho desempenha um papel muito importante na promoção da diversidade e inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs). Entre as alas está a “Ritmos do Pará”, formada por 40 componentes com síndrome de Down, usuários de cadeira de rodas e pessoas com espectro autista.
Serviço do Desfile das Crias do Curro Velho
Data: 8 de março
Hora: 9h
Local: Saída da Praça Brasil com cortejo até o Curro Velho
Endereço: Travessa Dom Pedro I, no Umarizal