Oito escolas municipais e uma biblioteca pública do município de Belterra, no Baixo Amazonas, preparam-se para ampliar seus acervos de livros. Nesta quarta-feira, 19, O presidente da Fundação Cultural do Pará (FCP), Thiago Miranda, fez a entrega simbólica de 3.600 livros para a vice-prefeita e secretária de Educação de Belterra, Dimaima Moura.
A entrega faz parte do programa Leitura por Todo Pará, uma iniciativa do Governo do Estado que só em 2024 distribuiu mais de 43 mil livros em todo o Pará e que tem como principal objetivo a promoção da leitura e valorização da literatura regional.
“Além da doação de livros, o Leitura Por Todo Pará promove capacitações para os visitantes das bibliotecas contempladas, bem como atividades para o público infantil e juvenil”, destaca o presidente da FCP, Thiago Miranda.
Suzana Tota, diretora de Leitura e Informação da FCP, destaca a importância do Programa. “O Leitura por Todo o Pará é um dos maiores programas de leitura em nosso Estado e continuamos trabalhando para que cresça e beneficie ainda mais pessoas”, garante.
Edital – Os espaços que receberão os novos livros foram contemplados por meio do Edital de Cessão de Livros de Autores Paraenses, que segue aberto até o dia 15 de dezembro e pode ser acessado aqui.
Podem participar deste chamamento as bibliotecas públicas municipais vinculadas ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP), as bibliotecas escolares (Rede Pública de Ensino), bibliotecas hospitalares (Rede Pública de Saúde) e bibliotecas prisionais, desde que cumpram, cumulativamente, os requisitos descritos no Edital nº08/2022 publicado no Diário Oficial do Pará em 16 de dezembro de 2024 e disponível no site da FCP. Os contemplados pelo Edital vão receber kits de livros com aproximadamente 400 exemplares em cada um deles.
“Além do incremento de acervo, o Governo do Pará, por meio da Fundação Cultural, tem apoiado a criação e o fortalecimento das bibliotecas públicas por meio de diferentes ações nas áreas do livro e leitura para a democratização do acesso ao livro regional”, conclui Marinilde Barbosa, coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Pará.