A Fundação Cultural do Pará entregou, na noite desta quinta-feira, 12, o Selo 'Parceiro da Cultura', para representantes de empresa que patrocinaram eventos culturais por meio do Programa Semear, ao longo do ano de 2024. Ao todo, dez empresas foram contempladas com o certificado de reconhecimento do apoio ao fomento à cultura no Pará. A cerimônia foi realizada no Teatro Margarida Schivasappa e reuniu artistas, empresários e produtores culturais de diferentes regiões do Pará. A noite contou ainda com apresentações musicais de Liah Soares, Joelma Klaudia, Fafá de Belém e da Banda Xeiro Verde.
Melquiades Justiniano da Silva, coordenador cultural do Círio das Artes que ocorre em Marabá, participou do evento e destacou a importância do incentivo fornecido pelo Governo do Pará para a realização da 3ª edição do Círio das Artes.
Melquiades Justiniano da Silva
“É muito especial o apoio que a Fundação Cultural do Pará tem nos dado, dou os nossos profundos agradecimento em nome da Comunidade Católica de Marabá, pela liberação dos recursos para os produtores culturais e artistas, dessa forma semeando a Cultura em todo o Pará", destacou Melquiades.
A presidente do Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), Liane Gaby, e a cozinheira social Verena Aquino também participaram do evento promovido pela FCP representando o projeto “Gastronomia do Amanhã” que é realizado pela ICAA e viabilizado pelo Programa Semear.
Com apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP), o projeto "Gastronomia do Amanhã" já percorreu mais de 20 municípios paraenses e capacitou mais de quatro mil pessoas.
“O 'Gastronomia do Amanhã' é mais do que um curso de culinária. É um projeto de transformação social que muda a realidades de mulheres que vivem em vulnerabilidade”, destaca Verena Aquino.
Programa de Incentivo Semear - O Semear está entre os mais importantes programas de incentivo à cultura e produção artística do Estado do Pará. Em 2024, por meio do Semear, foram investidos cerca de 18 milhões de reais na produção artística e cultural paraense.
O presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, destacou a importância do Programa Semear para o desenvolvimento da cultura no Pará. "Eu fico feliz porque estamos falando de uma das grandes missões da Fundação, que é incentivar e fomentar a cultura, mas também trazer o setor privado para participar no incentivo dos artistas e a realização de eventos. O Semear bate vários recordes ano após ano. Começamos com investimento de 12 milhões de reais e, este ano, já nos aproximamos de 20 milhões em investimentos para a cultura de nosso Estado".
Edital - Durante a cerimônia foi anunciada a data de lançamento do novo edital do Programa. O anúncio foi feito pela Secretária executiva do Programa Semear, Carmem Fischer. “Hoje é uma noite de agradecimentos, e não posso deixar de manifestar a minha gratidão a todas as empresas e proponentes que fazem da Semear um programa cada vez mais importante no âmbito cultural do Pará, incentivando as manifestações artísticas e populares do Estado, anuncio também o dia 6 de janeiro de 2025 como a provável data de abertura de um novo edital, deixando a esperança que o ano que vem seja tão próspero quanto 2024".
Em 2024, 47 projetos culturais foram realizados por meio do Programa Semear. Eles ocorreram em dez das doze regiões de integração do Pará.
Os projetos submetidos ao edital estão inseridos no campo cultural e abrangem uma ampla gama de segmentos, performances e linguagens estético- criativas. A diversidade das propostas é essencial, pois visa atender às variadas manifestações culturais presentes no Estado, contribuindo para a valorização e preservação do patrimônio cultural, além de incentivar novas formas de expressão artística.
Com colaboração de Valéria Ramos / Ascom FCP