O Teatro Experimental Waldemar Henrique será palco do evento de encerramento de 2024 promovido pela Casa das Artes, no próximo dia 17, a partir das 19h. O público poderá conferir, gratuitamente, apresentações de dois grupos contemplados pelo edital de chamamento para ocupação da Sala de Dança Augusto Rodrigues, coordenado pela Fundação Cultural do Pará (FCP).
Segundo Danilo Bracchi, coordenador de artes cênicas da Casa das Artes, o objetivo do evento é apresentar os resultados de alguns dos projetos selecionados pelo edital promovido pela própria Casa, que disponibilizou a Sala de Dança para que grupos e artistas desenvolvessem suas criações ao longo de três meses. “Resolvemos abrir a Sala de Dança para atender à demanda de artistas e coletivos que precisam de tempo para montar, pesquisar e experimentar seus trabalhos. O edital foi pensado para atender a essa necessidade, promovendo transparência e priorizando grupos historicamente marginalizados, como trans, negros e LGBTQIA+”, explicou.
O evento contará com apresentações de dois projetos selecionados. Um deles é o espetáculo solo de Rafel Silva, intérprete-criador formado pela Escola de Teatro e Dança da UFPA, que descreveu sua proposta como um mergulho nas questões relacionadas à afro-religiosidade e à humanização dos sentimentos de um homem negro. “Trago uma narrativa que desmistifica a ideia de rigidez emocional imposta socialmente aos homens negros. É um espetáculo sensível, que aborda o direito à fragilidade e ao sofrimento, enquanto dialoga com elementos de dança e espiritualidade”, afirmou Silva.
A outra apresentação será realizada pelo grupo Casa de Maniva, sob a direção de Hian Oliveira, coreógrafo e figura de destaque na cultura ballroom. Esse movimento, que combina política e entretenimento, celebra a diversidade de gênero, raça e sexualidade. Surgida nos subúrbios de Nova Iorque na década de 1970, por iniciativa de mulheres trans afro-latinas, a cultura ballroom é marcada pelos bailes de competição, conhecidos como balls, e por um sistema de gênero próprio. O espetáculo será um baile inspirado nessa rica tradição. “Vamos realizar um ball, uma celebração de corpos pretos e amazônidas, com apresentações e disputas que integram a cultura ballroom. É um espaço de resistência e exaltação da diversidade artística e cultural”, explicou Oliveira.
O evento marca um esforço conjunto para ampliar o acesso à arte e fomentar a continuidade de projetos artísticos. “Com apresentações no Waldemar Henrique, garantimos a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos na Casa das Artes e reforçamos o compromisso da FCP em promover a cultura e apoiar a produção artística no Pará”, concluiu Bracchi.
A Fundação Cultural do Pará reafirma sua missão de incentivar e divulgar manifestações artísticas e culturais, garantindo acesso democrático e sustentável à produção criativa no estado.
Serviço
Encerramento de 2024 da Casa das Artes
Data: 17 de dezembro, terça-feira
Horário: 19h
Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique, Praça da República
Entrada Gratuita