Em homenagem ao mês da consciência negra, a biblioteca Arthur Vianna, no Centur, recebe a exposição fotográfica “Resistência Negra”. A abertura será nesta terça-feira, dia 5, às 17h. A entrada é gratuita. O trabalho fica em exposição até o próximo dia 29. O horário de visitação é de 10h às 18h.
A exposição reúne fotografias feitas pelo fotojornalista Luís Miranda com a colaboração dos alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Estadual Antônio Lemos, localizada em Santa Izabel do Pará. A curadoria é da professora Nice Miranda que coordena o projeto.
É ela quem detalha o trabalho. “O projeto com uma pedagogia antirracista relacionada a matriz da educação do campo, foi desenvolvido durante todo ano de 2023. E durante esse percurso tivemos algumas parcerias e uma delas foi a do fotojornalista que fez o registro de acordo com o que eu ia direcionando das temáticas que havíamos trabalhado tais como: a entnomatematica das tranças nago, o significado ancestral da pintura facial, as maos levantadas como forma de resistência, entre outros”, explica a coordenadora.
Nice Miranda relata que a partir dos diálogos e vivências compartilhadas pelos alunos nasceu a necessidade de trabalhar a temática da resistência negra e conta sua expectativa para a abertura da exposição: “Eu espero que seja um momento de muito significado tanto para os alunos, quanto para nós educadores e para a comunidade, meu desejo é que o público em geral tenha acesso à essa exposição, que simboliza a resistência e o ativismo das culturas negras.”
Serviço:
Abertura da Exposição
Data: 05/11
Horário: 17h
Visitação: 5 a 29/11
Horário: 9h às 18h
Local: Hall do 3º andar na Biblioteca Arthur Vianna
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém
entrada gratuita