A Oficina de Bonecos Gigantes será ministrada pelo Coletivo "Mostra Atrás do Pano" até esta sexta-feira (4), no Núcleo de Oficinas Curro Velho, no bairro do Telégrafo, em Belém. Aberta ao público, a atividade culminará com um cortejo pelas ruas do bairro no próximo sábado (5), a partir de 16h.
Também no sábado, o Coletivo realizará o Projeto "Rua de Brincar", destinado a crianças e seus pais. A programação inclui brincadeiras, aula de percussão, pintura e criação de brinquedos. Em seguida haverá o Cortejo de Bonecos Gigantes, além de roda de samba e apresentação de bandas musicais na Praça da Vila da Barca, na Passagem Praiana, com término no Núcleo Curro Velho, na Rua Professor Nelson Ribeiro, 287.
Oficina - “A ideia desta atividade é que possamos a criar personagens gigantes, cultura tradicional no Brasil, sobretudo em Olinda e Recife (PE), a partir de cestos e palha. Vieram com a gente seis bonecos, e os alunos estão produzindo dois. a Maria Promesseira e o caboclo Plácido José de Souza, que encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré”, explica Agnaldo Pinho, artista plástico e instrutor da oficina.
Clara Luz, estudante de História da Universidade do Estado do Pará (Uepa), aproveitou o recesso da faculdade para participar da oficina. “Aqui eu tenho aprendido dinâmicas diferentes com bonecos, mas a atividade é sempre como uma brincadeira artística para mim, pois nela nós pintamos, recortamos, fazemos colagens”, contou.
A estudante Moriá Rocha disse que “quando vi o anúncio no Instagram achei muito interessante a didática de um grupo mineiro vir a Belém misturar culturas e utilizar materiais da região para produzir esses bonecos, visando à sustentabilidade”.
Espetáculo - O grupo "Mostra Atrás do Pano", que faz parte da companhia mineira de teatro que tem a mesma denominação, exibe nesta quinta e sexta-feira (3 e 4) o espetáculo teatral "Por Parte de Pai", que tem classificação de 12 anos. As apresentações começam às 19h, com retirada de ingressos gratuitos uma hora antes do espetáculo, no Curro Velho.
O diretor artístico Paulo Thielmann falou sobre a trajetória do Coletivo, que está em Belém primeira vez. “Estar aqui tem sido uma alegria. As atividades nos proporcionaram uma boa troca de cultura e experiência. Convido a vocês todos para comparecerem nesses dias de encerramento da 'Mostra Atrás do Pano', aqui no Teatro do Curro Velho”, disse Paulo Thielmann.