Sede da COP 30, a capital do Pará, Belém, recebe de 6 a 10 de setembro a Conferência Climática Regional de Juventudes Latinoamericanas (RCOY Latinoamérica 2024), para debates sobre a mudança climática, soluções e cobranças sob a perspectivas dos jovens latinos. O público estimado é de 600 pessoas, o que inclui ministros, secretários de governo, governadores e membros da Organização das Nações Unidas (ONU).
A conferência ocorrerá em quatro diferentes locais de Belém: no território quilombola Furo da Paciência, na Ilha do Combu; na Usina da Paz Jurunas/Condor; no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas; e no Núcleo de Oficinas Curro Velho, no bairro do Telégrafo.
“Entendemos que a discussão sobre a crise climática é de suma importância para a população de Belém, por essa razão, e somando a atuação da Fundação Cultural do Estado Pará como ponto focal nas práticas democráticas e cidadãs, é relevante que possamos atuar juntos na defesa do meio ambiente através da educação ambiental”, diz Ana Rosa Cyrus, diretora executiva do Engajamundo, organização nacional de liderança jovens que participará do RCOY.
Encontro vai construir documento sobre sociobiodiversidade, educação e governança
Serão cinco dias de intercâmbio sociocultural nos quais os participantes do evento irão vivenciar atividades culturais, formativas e construirão o documento que tem como foco três temas: Sociobiodiversidade, Educação Climática e Governança & Participação.
Os debates para a construção do documento de Emergências Climáticas ocorrerão no Núcleo de Oficinas Curro Velho, nos dias 7 e 8 de setembro. A declaração será entregue à Secretaria de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, ao Ministério dos Povos Indígenas, ao Ministério de Relações Exteriores, ao Governo do Pará e para o Cacique Raoni Metuktire, liderança indígena pela defesa da Amazônia e pelos direitos dos povos originários, no encerramento da Conferência.
Serviço:
Conferência Climática Regional de Juventudes Latinoamericanas (RCOY Latinoamérica 2024)
Data: 6 a 10 de setembro de 2024
Locais: Ilha do Combu, Curro Velho, Usina da Paz - Jurunas/Condor e Teatro Maria Sylvia Nunes
Texto com contribuição do estagiário Arthur Andrade