Notícias

Fundação Cultural do Pará divulga resultado inicial de Edital de Chamamento

As propostas foram avaliadas por uma comissão composta por três servidores da área cênica da FCP, seguindo critérios como qualidade artística, trajetória profissional e integração com os objetivos do edital.
Por Aycha Nunes (ASCOM)
03/09/2024 12h24 - Atualizada em em 03/09/2024 12h40

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Casa das Artes, torna público o resultado inicial do processo de seleção pública do EDITAL N.° 04/2024 - EDITAL DE CHAMAMENTO SALA DE DANÇA AUGUSTO RODRIGUES - 2024, que prevê em seus subitens 1.1 e 7.3, a seleção de três propostas de ocupação artística ligadas à linguagem cênica (dança, teatro ou circo) que obtiveram as maiores notas classificatórias até o limite de vagas, seguindo a ordem decrescente das notas finais.

Com base nessa norma editalícia, apresenta-se abaixo o resultado inicial da etapa de seleção: Projeto Treinos Abertos da Casa de Maniva; Projeto O Sol de um Novo Dia; Projeto Ladrilhação do Corpo.

Os selecionados deverão cumprir contrapartidas como a realização de oficinas ou ensaios abertos ao público, conforme detalhado no edital.

Danilo Bracchi, coordenador de linguagem cênica da FCP, destacou que a importância do edital reside em abrir a sala de dança, uma das melhores do Estado, para atender à alta demanda: “a iniciativa visa democratizar o acesso, sendo este o primeiro chamamento, com a perspectiva de ampliar as vagas no próximo ano”. Bracchi ressaltou que o espaço oferecido é crucial para grupos sem patrocínio, permitindo que possam desenvolver e treinar projetos em uma estrutura que inclui sala de dança, água, copa e banheiro, o que é vital para qualquer companhia, independente de sua trajetória. “O espaço vai além de ser apenas um local físico, ele serve como um impulso para que os grupos possam pesquisar, treinar e elaborar projetos, aumentando suas chances de obter fomento à cultura”, detalha.

EDITAL - O objetivo do edital é incentivar a produção cênica local, oferecendo um ambiente adequado para que artistas possam desenvolver suas práticas e criar novas oportunidades de colaboração. As inscrições foram realizadas exclusivamente online e participaram artistas, companhias, grupos e coletivos que atendam aos requisitos estabelecidos, como não possuir espaço físico próprio e ter residência fixa no Pará há pelo menos dois anos.

O prazo editalício para interposição de recursos inicia no próximo dia 4 e encerra no dia 5 de setembro de 2024.