Bibliotecas de diversos municípios do Pará tiveram seus acervos abastecidos com livros de autores paraenses entregues pela Fundação Cultural do Pará (FCP). Ao todo, foram entregues 22 mil livros de forma simbólica, na noite desta sexta-feira, 23, no espaço da FCP na 27ª Feira Pan- Amazônica do Livro e das Multivozes.
A iniciativa faz parte do Programa Leitura por Todo o Pará, que só em 2024 distribuíu mais de 43 mil livros em todo o Pará. O objetivo principal é fornecer acervos de livros para bibliotecas escolares, prisionais e comunitárias.
“Além da doação de livros, o Leitura Por Todo Pará promove capacitações para os visitantes das bibliotecas contempladas, bem como atividades para o público infantil e juvenil”, destaca Suzana Tota, diretora de Leitura e Informação da FCP
Diretora de Cultura da Secretaria de Paragominas, Katia Ramos, falou acerca importância da entrega de livros para municípios mais distantes da região metropolitana de Belém.
“Existe uma importância muito grande em ter Paragominas dentro da Feira do Livro e a importância da contribuição da Fundação. Para gente é uma alegria estar aqui, essa integração é muito importante para nós que ficamos distantes da capital e que muitas vezes não temos esse acesso pela logística. Então isso é de grande relevância para nós essa presença e esse apoio”, destaca a secretária.
A diretora de Leitura e Informação da FCP, complementa o discurso de Katia. “A importância é gigante, estamos falando do programa Leitura por Todo o Pará, um dos maiores programas de leitura aqui no nosso estado, que continua buscando o fortalecimento das ações na área da leitura. Hoje é foi um dia extremamente importante, um dia inesquecível porque estamos em um grande evento que é a Feira do Livro, no estande da Fundação onde recebemos 15 municípios que serão contemplados com vários livros para compor o acervo de cada biblioteca, seja biblioteca escolar, biblioteca pública, municipal”, finaliza Suzana.
Conversa - Antes da entrega dos livros, representantes das bibliotecas contempladas participaram de uma roda de conversa denominada “Relatos em Experiências de Projetos de Leitura em Bibliotecas Públicas, Comunitárias e Prisionais”, com a mediação da Denise Franco e Marinilde Barbosa, servidoras da FCP.
Durante o bate-papo houve trocas de experiências sobre a criação de um projeto de biblioteca e a importância de criar lugares de leitura para a população mais necessitada.
Cris Rodrigues, representante da biblioteca comunitária itinerante “BomBomLer”, participou da roda de conversa e falou como a Fundação Cultural do Pará foi essencial para a continuidade do projeto.
“A gente luta pelo acesso ao livro e pela sua democratização. Toda vez que a gente vem falar sobre a luta, e sobre o nosso trabalho no bairro da Marambaia, com o acesso democrático à leitura e também da formação de leitores e de mediadores. É um trabalho que a gente realiza há sete anos no bairro da Marambaia e que vem crescendo, e esse trabalho só é possível porque temos a parceria de muitas pessoas, de escritores paraenses, de contadores de histórias, de poetas, e da FCP”, disse.
Programação - A programação da 27ª Feira Pan- Amazônica do Livro e das Multivozes, se encerra neste domingo, 25. E o estande da FCP continua com todo o vapor, neste sábado a programação ocorre também na Arena das Artes, com atividades voltada para o público infantil. Confira a programação no site da FCP.