Notícias

Iracema Oliveira, homenageada na 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes tem trajetória pelos espaços da FCP

Por Jhullyele Santos (ASCOM)
13/08/2024 10h24

A mais antiga guardiã de Pássaro Junino do Pará e Mestra da Cultura Popular declarada pelo Ministério da Cultura: assim é conhecida Iracema Oliveira, uma das homenageadas da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. Oliveira é referência na cultura popular pelos anos de compromisso com os Pássaros Juninos e a cultura paraense. Além da guardiã, o autor e poeta paraense Juraci Siqueira também será homenageado. 

Em 2023, Iracema - juntamente com o poeta João de Jesus Paes Loureiro - foi homenageada pela Fundação Cultural do Pará (FCP) no “Auto Junino”, programação oferecida pelo Núcleo de Oficinas do Curro Velho. Além disso, a mestra participa, todos os anos, das apresentações dos pássaros juninos que ocorrem nos espaços da FCP durante o Arraial Junino. Em 2024, Oliveira participou da revoada dos pássaros, onde conduziu a apresentação dos grupos na Casa das Artes, marcando a abertura do Arraial de Todos os Santos. 

História - Nascida em 1937, Iracema Oliveira tem 86 anos e dedicou décadas à cultura popular. Aos sete anos de idade, a guardiã do Pássaro Tucano começou a participar de grupos de teatro popular, onde cantava, dançava e encenava, incentivada pelo pai, o músico, compositor e escritor autodidata Francisco Avelino de Oliveira.

Além de seu pai, a mestra teve uma grande influência familiar, pois sua mãe também foi brincante de grupos de pastorinhas, e seu padrinho, Orlando Bassú, foi guardião do primeiro grupo de Pássaro de que Iracema participou.

27° Feira Pan Amazônica do Livro - Esta edição terá como tema “As Vozes do Clima: A COP na Amazônia” que busca dar visibilidade às diversas faces da Amazônia, como as Vozes da Diversidade e Inclusão, Vozes da Democracia e Liberdade e as Vozes da Ancestralidade.