Notícias

Homenageado da 27º Feira Pan-Amazônica do livro, Juraci Siqueira possui diversas obras na Biblioteca Arthur Vianna

Por Jhullyele Santos (ASCOM)
13/08/2024 10h22

Declarado patrimônio cultural vivo da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Pará (UFPA), o autor e poeta paraense Juraci Siqueira será um dos homenageados na 27ª Feira Pan Amazônica do Livro, que começa no próximo sábado, 17, no Hangar Centro de Convenções. O autor de “O Chapéu do Boto” tem outras 80 obras publicadas e 31 livros no acervo da Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV), localizada na sede da Fundação Cultural do Pará, na Avenida Gentil Bittencourt. Além do autor, Iracema Oliveira, mestra de cultura popular, também será homenageada.


Além dos livros de Siqueira, a biblioteca também homenageou o autor incluindo-o no novo projeto de ambientação da BPAV feito em comemoração aos 151 anos do espaço. Entre os 60 escritores escolhidos, o autor também conta um pouco da sua história. 


Além disso, a biblioteca também disponibiliza para empréstimo e consulta, títulos como “Canto Caboclo” (2008), “Piracema de Sonhos” (1987), e “Acontecências” (2010), além do sucesso de vendas “O Chapéu do Boto”. Ao total são 10 títulos e 31 unidades, sendo 17 para consulta e 14 para empréstimo. 


Em 2022, Antônio Juraci Siqueira foi homenageado durante a I Festa Literária de Belém (Flibe) FCP, evento promovido pela Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).


História - Antônio Juraci Almeida Siqueira nasceu em Afuá, na Ilha do Marajó, em 28 de outubro de 1948. Seus poemas, contos e trovas são principalmente inspirados no folclore, crenças e saberes populares e pela natureza amazônica. Popularmente ele é conhecido como "o boto" ou o poeta "filho do boto". Ainda jovem teve contato com os panfletos de literatura de cordel, e assim, acabou descobrindo seu gosto pela escrita e pela literatura popular, sobretudo pela poesia. 


27° Feira Pan Amazônica do Livro - O tema desta edição será “As Vozes do Clima: A COP na Amazônia” que busca dar visibilidade às diversas faces da Amazônia, como as Vozes da Diversidade e Inclusão, Vozes da Democracia e Liberdade e as Vozes da Ancestralidade.


Serviço:

A Biblioteca Pùblica Arthur Vianna funciona de segunda a sexta, de 9h às 18h

Local: 2º andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna

Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 - Nazaré, Belém