O último dia da Colônia de Férias Cultural do Curro Velho, promovida pela Fundação Cultural do Pará (FCP), encerrou com um desfile do bloco 'Deixa eu Brincar', que percorreu a área do livre espaço durante uma tarde de diversão nesta quarta-feira (24).
Diversas crianças desfilaram pela área livre do espaço em uma tarde de diversão entre amigos e familiares, que também participaram da oficina de construção de estandartes e adereços que fizeram parte do desfile.
Sophia Charlotte, de 6 anos, participou todos os dias da colônia e conheceu a ação por conta da sua mãe. “Eu estou muito feliz, estou conhecendo pessoas novas e eu estou gostando muito de estar aqui por isso. Minha mãe conheceu a colônia pela internet, se interessou e me trouxe para que eu pudesse brincar e me divertir esses dias”, explica Sophia.
Otania Freire ou Tia Ot é uma das realizadoras da colônia, e diz que é uma sensação maravilhosa e de dever cumprido com as crianças. “Eu, o Pedro e todos os outros oficineiros, fizemos essa colônia com muito carinho para que as crianças e os adultos, para que todo mundo, pudesse se divertir muito, aproveitar essas férias”, disse.
“A gente incentiva realmente os diversos tipos de brincadeiras artísticas. É muito importante disseminar a arte cada vez mais na cidade. Então a gente está muito feliz e com a sensação de dever cumprido”, finaliza a artista.
No Curro Velho, ocorreram 6 encontros com apresentações artísticas e interações com a música, circo, teatro, contação de história e artes visuais. As atividades foram coordenadas por Otania Freire e Pedro Lindemayer (Pedro Bolha), com a participação dos artistas Chichon, Uritã Missa, Juliana Tourinho, Emanuelle Vasconcelos e Anderson Almeida.
Um coletivo de artistas e arte educadores, que realizaram eventos e atividades pensadas para o público infantil, aproximando a arte e a cultura popular para as crianças, utilizando o brincar como uma grande ferramenta.
Biblioteca - Além das atividades ocorridas no Curro Velho, a Colônia de Férias Cultural ofereceu atividades para crianças de 7 a 14 anos no terceiro andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur.
A atividade incluiu exibições de filmes por meio do projeto Cine Arthur, dinâmicas de desenho, mini oficinas criativas para criação de brinquedos recicláveis, livros artesanais e marcadores, entre outras atividades lúdicas e educativas.
A Colônia de Férias Cultural foi realizada pela Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), nas terças, quartas e quintas do mês de julho. A programação gratuita ocorreu em dois espaços da FCP, Núcleo de Oficinas do Curro Velho e na Biblioteca Pública Arthur Vianna, que visam promover a valorização e experimentação de diversas atividades artísticas e educativas. Na Biblioteca Pública Arthur Vianna a programação encerrou na última quinta-feira, 18.