Notícias

Formação em audiovisual para mulheres cis, pessoas trans e não binaries inscreve até dia 25

Ação do governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP), promove gratuitamente mini-cursos, workshops e mentorias pelo 'Trilha Maré"
Por Aycha Nunes (ASCOM)
18/07/2024 16h31 - Atualizada em em 18/07/2024 16h35

Desta quinta-feira (18) até o próximo dia 25 de julho, estão abertas as inscrições para a primeira edição do projeto Maré, que oferecerá gratuitamente mini-cursos, workshops e mentorias para para mulheres cis, pessoas trans e não binaries. As vagas são limitadas. Interessados em participar devem preencher formulário eletrônico disponível aqui A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP).

“O Trilha Maré oferece aos participantes a possibilidade de trilhar algumas das etapas mais importantes do processo de criação, produção e difusão audiovisual, por meio de ações como: mentorias, minicursos e workshops, que deverão passar pela concepção de um roteiro de audiovisual até a finalização de uma obra audiovisual, além da organização de mostras para exibição dos projetos realizados”, quem explica é o técnico cultural da FCP, Márcio Lins. 

Segundo ele, o projeto tem como objetivo promover e desenvolver de modo sustentável a cultura em todas as suas dimensões e formas de manifestação, como direito à cidadania, diversidade e valorização do patrimônio material e imaterial, nesse caso, através do estímulo à produção audiovisual a públicos minoritários. Além de promover acesso à arte e à cultura nas sociedades amazônicas, com ênfase nas minorias sociais.

MOSTRA –  “O projeto terá como resultado uma mostra composta pelas obras produzidas que se realizará na Casa das Artes contado com as possibilidades de itinerância, desta forma teremos também em vista uma importante ação de formação de público para o audiovisual”, destaca Márcio Lins.

A Trilha Maré irá contemplar 10 propostas de produções audiovisuais que se proponham a criar obras com duração mínima de três minutos e máxima de cinco minutos, e que contenham em seu argumento pelo menos uma das seguintes temáticas: Sustentabilidade Cultural; Cidadania Cultural; Diversidade Sociocultural; Patrimônio Material; Patrimônio Imaterial.

As atividades do projeto Maré ocorrerão de forma presencial, na Casa das Artes, em Belém, divididas em três módulos que ocorrerão ao longo dos meses de julho, agosto, setembro e outubro. 

Pessoas de outros municípios do Estado do Pará podem se inscrever, desde que, que tenham disponibilidade para manter-se em Belém e participar das atividades presenciais de forma contínua.

SERVIÇO:
Projeto Trilha Maré de Formação
Período de Inscrições: 18 a 25 de julho
Nº de vagas: 10 Equipes de 3 a 5 pessoas
Carga Horária total: 190 h
Local: Casa das Artes - Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236 (ao lado da Basílica de Nazaré) 
E-mail para envio de dúvidas: qualicaav@gmail.com (no campo ASSUNTO colocar "MARÉ" antes do título para melhor identificação).