Festival Choro Jazz chega pela primeira vez a Belém, na Casa das Artes, neste sábado (20)

Evento inédito sai do Ceará e vem ao Pará, para intercâmbio de sons e ritmos, com o apoio do governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará
Por Aycha Nunes (ASCOM)
15/07/2024 15h04

No próximo sábado, 20, a Casa das Artes, em Belém, será o palco do Festival Choro Jazz, um dos principais eventos do calendário musical brasileiro que, este ano, comemora seu 15° aniversário e, pela primeira vez, deixa o Ceará e chega ao Pará, promovendo intercâmbio de sons e ritmos. A programação é gratuita e conta com o apoio institucional do governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP).

“Além do intercâmbio entre os artistas, a vinda do Festival para nosso Estado promove a oportunidade do público conhecer mais sobre música instrumental e apreciar os nossos artistas, que certamente recebem este Festival como mais um incentivo para a produção cultural”, pontua o coordenador de linguagem sonora da Casa das Artes, Paulo Moura.

Programação -  O festival inicia às 17h com apresentação do projeto Choro do Pará. Em seguida, Eudes Fraga, uma das estrelas do cancioneiro paraense, está entre os artistas, que se apresentarão no festival. Ele dividirá o palco com Nilson Chaves, antigo parceiro de Eudes que gravou, entre outras, "Tô que tô saudade", composição do cearense radicado no Pará.

O gaúcho Renato Borghetti, detentor do primeiro disco de ouro da música instrumental no Brasil, também está entre as atrações da noite que terá ainda shows de Nazaré Pereira, Hermeto Pascoal e conhecido como o “Bruxo dos Sons”. A noite se encerra com  Arraial do Pavulagem.

Nilson Chaves, uma das atrações regionais do Festival destaca que a noite “será uma oportunidade boa para o público voltar a ouvir nomes importantes da música brasileira como Renato Borguetti e Hermeto Pascoal”, destaca o músico paraense considerado um dos principais expoentes da MPB amazônica.

Choro Jazz - O Festival Choro Jazz, realizado desde 2009, como um dos principais eventos do calendário musical brasileiro, retorna em 2024 com muitas novidades, a começar por uma nova abrangência do evento, que contará com edições em dois estados e em cinco cidades.

Esta é a primeira vez, em 15 anos, que o Festival ocorre em outro estado além do Ceará.
Apresentado pela Petrobras, que renovou sua parceria de patrocínio, e pelo Ministério da Cultura, o festival conta com apoio institucional da Fundação Cultural do Pará, da Prefeitura de Soure e dos governos estaduais do Ceará e do Pará.

No Pará, o Festival iniciou em Soure, na ilha do Marajó, nos dias 13 e 14 de julho. Na capital paraense, a programação ocorre no sábado, 20, na Casa das Artes, equipamento da Fundação Cultural do Pará.

Serviço:
Festival Choro Jazz
20 de julho | Sábado
Início às 17h
Casa das Artes - Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, no bairro de Nazaré, ao lado da Basílica, em Belém.