As crias acertaram os últimos detalhes para as apresentações do Auto JuninoO último ensaio do Auto Junino 2024 das Crias do Curro Velho foi realizado na noite desta quinta-feira (27), reunindo cerca de 200 pessoas, a maioria crianças e adolescentes. Em sua 33ª edição, o espetáculo será apresentado na sexta-feira (28), sábado (29) e domingo (30), no anfiteatro do Núcleo Curro Velho, em Belém, com entrada franca.
A montagem de 2024 traz a temática "Uma história junina de Chico e Catirina", clássico do folclore brasileiro, reinterpretado por crianças e adolescentes das oficinas de Iniciação Artística. Na trama, o vaqueiro Chico e a esposa Catirina ficam em apuros ao tentar salvar um boi muito estimado pelo patrão. A narrativa se desenrola em meio às festividades juninas, explorando elementos tradicionais, como o dia e a noite.
O percussionista Simon Alexandre, 9 anos, já é veterano nas Crias do Curro Velho. Começou tocando caixa, e hoje domina também a zabumba e o triângulo. “Na minha primeira apresentação eu tinha 3 anos. Ainda não tocava muito bem a caixa, mas graças aos mestres Luca, Henrique e Paulo, hoje eu tô assim. Eu sou muito grato”, disse o menino, que pretende ser professor de Música no Curro Velho - unidade da Fundação Cultural do Pará (FCP).Suelem e Simon: Amor pelo Curro Velho atravessa gerações
A primeira apresentação oficial de Simon foi aos 3 anos, mas sua relação com o Curro Velho vem desde bebê, garantiu sua mãe, Suelem Miranda, uma das ex-crias. “A história da minha vida é no Curro Velho. Aos 9 anos, eu comecei a participar das oficinas e nunca mais me afastei. Eu amo este lugar, e consegui transmitir esse amor pro meu filho”, disse Suelem, que também participará do Auto Junino. “Criaram o grupo de dança das mães das Crias, e agora a gente pode participar dos espetáculos”, acrescentou.
Atrações - A programação cultural iniciará às 18h, com shows musicais, apresentação de grupo parafolclórico, quadrilha e pássaros juninos, além de venda de artesanato e comidas típicas. A companhia de circo "Nós Tantos" abrirá a programação de sexta-feira com o espetáculo "Circo e Carimbó", no anfiteatro do Curro Velho.
Em seguida, às 19h30, haverá o espetáculo “Uma história junina de Chico e Catirina”. A noite prosseguirá com a apresentação do pássaro junino Tucano - Mestra Iracema Oliveira, com o show de Sabino do Acordeon, e encerrando com o grupo Parafolclórico Paracauari.
No sábado, além do Auto Junino, haverá apresentação da ”Quadrilha Inclusiva Curro Velho” , do espetáculo “Brinquedo Poético de São João”, show musical de Pedrinho Calado e apresentação do grupo Parafolclórico Asa Branca.
No domingo, última noite do ciclo junino, o show musical de Thais Porpino e a apresentação do Nativos do Mangue estarão entre as atrações promovidas pelo Curro Velho.
O Auto Junino faz parte do "Arraial de Todos os Santos: o maior arraial da Amazônia”, realizado pelo Governo do Pará, por meio da FCP, envolvendo a produção artística e cultural nos cinco espaços da Fundação: Centur, Curro Velho, Casa da Linguagem, Casa das Artes e Teatro Waldemar Henrique.
Serviço: Auto Junino das Crias do Curro Velho. Datas: 28, 29 e 30 de junho, a partir de 18h, no anfiteatro do Curro Velho - Rua Professor Nelson Ribeiro, nº 287, bairro do Telégrafo, em Belém. Entrada franca.