Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Edital de difusão cultural da FCP segue com inscrições abertas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Edital de difusão cultural da FCP segue com inscrições abertas

  • Publicado: Segunda, 11 de Julho de 2016, 09h54
  • Última atualização em Segunda, 11 de Julho de 2016, 11h53
  • Acessos: 2177
imagem sem descrição.

A Fundação Cultural do Pará (FCP) continua com as inscrições abertas para o Prêmio de Produção e Difusão Artística 2016. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 27. O edital integra o Programa Seiva de Incentivo à Arte e a Cultura da instituição.

O objetivo do concurso é premiar até 30 projetos artísticos voltados para a produção e difusão artísticas, expressivos da cultura paraense, apresentados nas linguagens ou áreas de visual, cênica, musical e design. O edital também visa valorizar e dar visibilidade às atividades artístico-culturais que existem nas diferentes regiões do Pará.

“É a segunda vez que promovemos essa premiação, que fomenta a produção artística paraense”, diz a técnica em gestão cultural Lana Machado, que integra a equipe do concurso. Segundo ela, a fundação cumpre, assim, o papel de democratizar a cultura. “O edital de difusão e produção cultural é um processo democrático, que permite a concorrência igualitária, valorizando os trabalhos inscritos. Por isso é importante o cuidado na hora de preencher a inscrição e anexar todos os documentos exigidos”, explica.

A fotógrafa Paula Sampaio, que ano passado foi uma das contempladas pelo edital, disse que a premiação é importante para viabilizar a finalização do trabalho que ela havia iniciado e que estava parado por falta de recursos financeiros. “Com o prêmio consegui terminar e compartilhar com o público meu trabalho. Os editais públicos para mim são uma oportunidade de viabilizar de forma objetiva os trabalhos de criação e documentação que desenvolvo”, diz.

Paula Sampaio lembra que promover e valorizar a cultura paraense é uma das missões institucionais da FCP. “A produção paraense é rica, múltipla. Temos uma tradição cultural muito genuína e forte, reconhecida em todo o Brasil, que precisa de incentivo e fomento. Penso ser responsabilidade do Estado, da fundação, oferecer essas oportunidades para quem está produzindo, pensando, usando seus potenciais criativos para provocar, emocionar, fazer refletir”, completa a fotógrafa.

Outro ganhador do edital ano passado foi o designer Ronald Ruffeil, que ficou muito feliz com a premiação. “Ganhar esse prêmio foi bom por conta do meu currículo, que ficou mais valorizado. Com o recurso do edital pude investir no meu projeto”, conta. “A fundação faz um trabalho positivo em relação aos editais, pois está valorizando e propiciando visibilidade aos nossos trabalhos, que algumas vezes não saem do papel por falta de investimento”, enfatiza o designer.

Cada projeto premiado receberá o valor de R$ 15 mil. Podem se inscrever no concurso pessoas ou grupos com trajetória artística nas linguagens e áreas de artes visuais (desenho, escultura, gravura, pintura, fotografia e audiovisual); design (produção de moda, web design, jóias, móveis, design gráfico, design de superfície e paisagismo); artes cênicas (teatro, dança e circo) e música (espetáculo, produção e gravação de CD ou DVD).

O Edital completo pode ser acessado aqui e os anexos para inscrição estão no site da Fundação Cultural do Pará pelo www.fcp.pa.gov.br ou baixe aqui os anexos. A FCP fica na Avenida Gentil Bittencourt, 650, em Nazaré, Belém. O Protocolo funciona no subsolo, no horário de 8 às 17h. Dúvidas e informações sobre o Edital de Produção e Difusão Artística 2016 podem ser obtidas pelo e-mail  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo número (91) 4006-2929.

registrado em:
Fim do conteúdo da página