Página inicial > Notícias > FCP divulga lista dos classificados no Edital Pauta Livre

FCP divulga lista dos classificados no Edital Pauta Livre

• Publicado: Quinta, 07 de Julho de 2016, 13h51
  • Última atualização em Quinta, 07 de Julho de 2016, 16h57

O edital “Pauta Livre 2016”, da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP), programado para o segundo semestre deste ano, contempla várias vertentes artísticas - música, dança, teatro, artes visuais. No total, 16 artistas irão se apresentar nos espaços culturais administrados pela FCP. A lista completa foi publicada nesta quinta-feira, dia 7 de julho, no Diário Oficial do Estado.

A novidade desta edição é que o número de pautas nos espaços da FCP aumentou: para o teatro Margarida Schivasappa foram ofertadas 28, para o teatro Experimental Waldemar Henrique 10 e para Galeria Theodoro Braga três.

Um dos projetos é o “Mova-se”, festival que está em sua 7ª edição e é destinado à pesquisa, experimentação, encontros, lançamentos de livros e à reflexão em arte/dança contemporânea, dentro do atual contexto cultural amazônico, nas cidades de Manaus e Belém. O foco principal é promover a dança contemporânea e outras artes performáticas ligadas à modalidade, ampliando o espaço de atuação, discussão e visualização da dança contemporânea na região Norte, estimulando a participação e o pensamento reflexivo de público e de artistas em relação a este fazer artístico nas suas diferentes realidades.

Nas artes cênicas, a encenação coreográfica “Palhaço” entra no “Pauta Livre”, no palco do Teatro Margarida Schivasappa, dia 25 de outubro. Baseado no massacre do Brigue Palhaço, o espetáculo é uma construção não narrativa que aborda questões políticas e de identidade do povo paraense. Para embasar o projeto foi realizada uma pesquisa, elaborada a partir de um discurso sincrético apoiado no quarteto 'dança- vídeo- musica-crown', que traz um resultado artístico com aporte histórico, político e social. De acordo com diretor do espetáculo Kleber Dumerval, “Palhaço” vem somar como frente de luta por políticas públicas na área cultural, além de dar conta de uma demanda sociocultural, através da formação de novos profissionais e da renovação do quadro de articuladores das artes.

Também na agenda do Margarida Schivassapa está o “Choros da Amazônia”, que levará ao público um repertório com choros de compositores paraenses, valorizando produção local do gênero. O espetáculo, agendado para o dia 19 de outubro, reúne os músicos do grupo “Engole o Choro” e o compositor Adamor do Bandolim. A finalidade do projeto é difundir a produção paraense do Choro, formar platéia e um público interado, além de incitar novos artistas nesse meio musical.

Incentivo – O “Pauta Livre” seleciona atividades na forma de espetáculos, shows, performances e exposições apresentadas por artistas, produtores, coletivos ou instituições de caráter cultural, e contempla os artistas paraenses no que diz respeito ao acesso à pautas dos espaços culturais da FCP, sem ônus para o usuário. Podem participar artistas, produtores coletivos e instituições de caráter cultural que ainda não tenham sido contemplados no primeiro edital do Pauta Livre.

O edital faz parte do SEIVA, programa desenvolvido pela Fundação Cultural do Pará, que busca oportunizar, de modo transparente e democrático, um leque de instrumentos legais na forma de editais, prêmios, leis de incentivo e linhas de financiamento para diversas esferas de pesquisa, prática e produção da arte e do ofício nas mais diferentes vertentes de linguagens artísticas e socioculturais.

Confira a lista dos artistas selecionados:

João Fernandes Neto - Dança (Teatro Margarida Schivasappa)
José Antonio Salazar Cano - Música (Teatro Margarida Schivasappa)
Angela Rika Miyahara Fujiyoshi  - Artes Cênicas e Música (Teatro Margarida Schivasappa)
Kleber Moraes Benígno – Música (Teatro Margarida Schivasappa)
Sonia Regina Silva do Nascimento – Música (Teatro Margarida Schivasappa)
Karyne Quintella Castro - Música (Teatro Margarida Schivasappa)
Renné Chalu Rocha De Medeiros - Música (Teatro Margarida Schivasappa)
Ana Carolina Marceliano Nunes - Artes Cênicas (Teatro Margarida Schivasappa)
Kauê Lobato Da Silva – Música (Teatro Margarida Schivasappa)
Kléber Dumerval Guimarães de Oliveira - Artes Cênicas (Teatro Margarida Schivassapa)
Luciano Lira dos Santos - Artes Cênicas (Teatro Waldemar Henrique)