Página inicial > Notícias > Fundação Cultural do Pará reinaugura biblioteca pública em Pacajá

Fundação Cultural do Pará reinaugura biblioteca pública em Pacajá

• Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2016, 11h38
  • Última atualização em Sexta, 24 de Junho de 2016, 10h17

Foi reinaugurada na última sexta-feira, 17, a Biblioteca Publica Municipal Julia Meireles Pereira, localizada no município de Pacajá. O espaço estava desativado há alguns anos e voltou a funcionar  com apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP) por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, em parceria com o Ministério da Cultura (Minc), que realiza, de forma continuada, a modernização das bibliotecas paraenses.

O trabalho começou há cerca de um ano, a partir da visita de técnicos da FCP. Na ocasião foram ministradas oficinas de Organização de Acervos, Técnicas de Atendimento ao Público e Automação de Acervo com implantação do Programa Bibilivre (tecnologia que enfatiza as rotinas e sub-rotinas dos principais procedimentos realizados em bibliotecas).

Além de capacitação dos bibliotecários da região, a FCP acompanhou a doação de 50 mil reais em acervo literário, pelo Consórcio Belo Monte. “A biblioteca de Pacajá volta as atividades dispondo de um local adequado e modernizado, com um grande acervo literário”, enfatiza Guilherme Relvas, secretário executivo do Sistema Estadual de  Bibliotecas Públicas.

A ação, que já foi realizada em municípios como Acará, Muaná, Rondon e Bonito, também está sendo desenvolvida em Novo Repartimento e a previsão é que a biblioteca pública seja entregue à população no segundo semestre.