Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Casa das Artes qualifica para inscrições no Edital de Bolsas Artísticas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Casa das Artes qualifica para inscrições no Edital de Bolsas Artísticas

  • Publicado: Segunda, 09 de Março de 2015, 12h32
  • Última atualização em Sexta, 25 de Dezembro de 2015, 03h48
  • Acessos: 1138

Ao longo do mês de março, a Casa das Artes da Fundação Cultural do Pará (FCP), oferece palestras gratuitas voltadas para a orientação e aperfeiçoamento de artistas, pesquisadores e produtores culturais do Estado. O objetivo é preparar esse público para elaboração de projetos voltados às novas categorias do Concurso de Bolsas de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística 2015.

A ação será dividida em três palestras destinadas a públicos específicos. A primeira será para quem deseja inscrever-se na categoria “Moda”, sendo realizada nesta quarta-feira, dia 11, das 15h às 17h, no auditório da Casa das Artes (Antigo IAP). Na ocasião, estarão presentes: Fernando Hage, coordenador e professor de Moda, da Universidade da Amazônia (Unama); Grazi Ribeiro, professora de Moda, da Faculdade Estácio/FAP; e Yorrana Maia, também professora de Moda, da Unama.

Os profissionais convidados irão fazer um bate-papo relacionando moda e arte, a fim de provocar o público, com possíveis ideias para projetos, além de esclarecer dúvidas sobre os projetos que se encaixam nesta categoria, regras, procedimentos e itens primordiais que devem constar no dossiê de inscrição para o concurso de bolsas. Não será necessário realizar nenhum tipo de inscrição para participar da palestra, ela será gratuita e de aceso livre. Da mesma forma se dará as outras duas palestras.

Na segunda-feira, dia 16, será realizada a palestra para quem deseja inscrever projetos na categoria Gastronomia. O encontro será das 15h às 17h, no auditório da Casa das Artes, com a participação de Solange Sabóia, da 2+1 Produções Gastronômicas; Joana Martins, coordenadora do Instituto Paulo Martins de gastronomia; o chef Thiago Castanho, do restaurante Remanso do Bosque; e Ivie Maneschy, chef recém chegada a Belém.

A última palestra será na quarta-feira, dia 18, abordando projetos voltados para o Design. O evento será das 15h às 17h, no auditório da Casa das Artes e contará com a participação confirmada de Maécio Monteiro, artista engajando na criação e experimentação em design, conhecido pelo projeto “Dingbatuques”; o designer Teodoro Negrão, recém-premiado pelo concurso de bolsas com o projeto “Jóias Orgânicas: Um jogo de peso e força no caminho do diabo”; e Júnior Oliveira, membro do setor de Artes Visuais da Casa das Artes.

No ano de 2014 não houve grande demanda de projetos relacionados às novas áreas contempladas pelo Edital de Bolsas e apenas a área de Design teve projetos selecionados. Por esse motivo, a Fundação Cultural do Pará (FCP) está propondo diálogo entre os profissionais destas categorias. É uma forma de incentivo, de aperfeiçoamento e de maiores oportunidades para que novos nomes surjam dentro destas linguagens artísticas.

Inscrições para Bolsas Artísticas foram prorrogadas

O prazo para inscrições para a Bolsa de Criação, Experimentação, Pesquisa e Divulgação Artística 2015 foi prorrogado para o dia 22 de abril de 2015. O concurso oferece 30 bolsas no valor de R$ 18 mil cada, distribuídas igualmente entre as artes cênicas e musicais, plásticas e audiovisuais, literárias e de expressão de identidade, além de linguagens derivadas destas, como, moda, design, circo, gastronomia, entre outras. As inscrições são gratuitas.

Esta é a 14ª edição do incentivo para artistas e produtores locais, cujo objetivo é aprimorar e fortalecer a produção artística do Estado. As bolsas são destinadas a todas as formas de manifestação artística, sejam elas ligadas à cultura popular, erudita ou de identidade. Por meio deste programa, a Fundação Cultural do Pará (FCP) vai investir R$ 540 mil em projetos culturais em todo o estado.

Das bolsas ofertadas, 50% estão destinadas a projetos desenvolvidos na capital, 40% para o interior do estado e 10% reservadas a candidatos portadores de necessidades especiais. É fundamental que o projeto inscrito seja realizado no Pará. As inscrições devem ser feitas com o uso de pseudônimos, de forma a garantir a idoneidade do certame.

O edital contendo todas as informações sobre prazos de inscrição, desembolso de parcelas e seleção dos projetos, assim como formulário de apresentação, descrições a respeito das categorias e formas de pesquisa, está disponível no site da FCP (www .fcp.pa.gov.br). A entrega dos documentos e da ficha de inscrição deve ser feita na Casa das Artes (Antigo IAP). Mais Informações: (91) 3202-4391.

 

Serviço:

Palestras de Orientação: Bolsas Artísticas 2015

Quando: Moda (11/03); Gastronomia (16/03) e Design (18/03)

Horário: Sempre das 15h às 17h.

Onde: Auditório da Casa das Artes (antigo IAP)

Endereço: Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica – Nazaré)

Entrada franca.

Mais informações: (91) 3202-4391 (Ascom/FCP)

registrado em:
Fim do conteúdo da página