Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Choro do Pará retoma oficinas na Casa das Artes a partir desta sexta
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Choro do Pará retoma oficinas na Casa das Artes a partir desta sexta

  • Publicado: Quarta, 21 de Agosto de 2019, 12h39
  • Última atualização em Quarta, 21 de Agosto de 2019, 12h39
  • Acessos: 501
Paulo Moura, ao centro. Foto: NCOM-FCP
imagem sem descrição.

A Fundação Cultural do Pará retoma, a partir da próxima sexta-feira (23), as oficinas de música do projeto Choro do Pará. As aulas serão realizadas na Casa das Artes, às sextas e sábados, das 16h às 19h. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas no primeiro dia de aula. 

O projeto aproxima o tradicional estilo brasileiro da população paraense há 13 anos, por meio de oficinas musicais. “O objetivo é ensinar a linguagem do choro por meio das aulas e ensaios. Também programamos uma apresentação no fim dos módulos, para que seja colocado em prática esse processo de vivência”, explica Paulo Moura, coordenador de linguagem sonora da Fundação e idealizador do projeto. “A partir desse contato, a ideia é que ocorra a criação de novos ‘regionais’, que são os grupos de choro”. De acordo com o educador, o projeto já originou diversos grupos de choro ao longo de sua existência - como o “Charme do Choro”, “Chorando pra Cachorro”, “Engole o Choro” e “Sarau a Três”.

Durante as oficinas, quatro classes de instrumentos serão ministradas por músicos reconhecidos no cenário estadual nesta edição: percussão (Emílio Minineia), violão de 6 e 7 cordas (Diego Santos), cavaquinho (Carlos “Bochecha” Meireles), instrumentos solo - sopro (sax, flauta, clarinete) e bandolim (Claude Lago). Embora as aulas demandem alguma experiência prévia no instrumento escolhido, o projeto recebe alunos de todos os níveis. A única exigência é o apreço pelo chorinho. "O projeto é voltado para músicos profissionais, amadores, de conservatório, de faculdade... O que interessa é querer aprender o choro. É só se inscrever", convida Moura. 

 

SERVIÇO

Oficinas do projeto Choro do Pará

Início: 23 de agosto

Aulas às sextas e sábados, das 16h às 19h

Local: Casa das Artes - Praça Justo Chermont, 236, ao lado da Basílica de Nazaré

Inscrições gratuitas no primeiro dia de aula

Mais informações: 3323-0057

registrado em:
Fim do conteúdo da página