Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Casa das Artes apresenta nova edição do programa FCP.Continuum, que expõe projetos premiados em editais da Fundação
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Casa das Artes apresenta nova edição do programa FCP.Continuum, que expõe projetos premiados em editais da Fundação

  • Publicado: Terça, 06 de Agosto de 2019, 17h52
  • Última atualização em Terça, 06 de Agosto de 2019, 17h52
  • Acessos: 231
Fotografia de Paula Sampaio em processo de oxidação.
imagem sem descrição.

A Casa das Artes realiza, a partir do próximo dia 8, mais uma edição do programa de exposições “FCP.Continuum”. A versão de agosto do evento apresentará a fotoinstalação “Antes do Fim: itinerário de reinvenções”, da fotógrafa Paula Sampaio; e a exposição “Orgânicos”, da artista visual Luciana Magno. A dupla mostra abre para visitação nesta quinta-feira, às 19h, na Galeria Ruy Meira; e fica em cartaz até o dia 6 de setembro.

Criado para revisitar trabalhos que já foram premiados pelos editais de fomento da Fundação Cultural do Pará, o programa convida os artistas outrora contemplados para reapresentar seus projetos ou exibir desdobramentos do processo de criação durante sua experiência produtiva na FCP – uma maneira de favorecer as conexões entre artistas, público e o espaço institucional. Para a realização deste mês, foram convidadas as artistas Paula Sampaio, contemplada pelo Prêmio de Produção e Difusão Artística do ano passado; e Luciana Magno, cujo projeto foi aprovado no Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística de 2013.

A instalação fotográfica proposta por Paula Sampaio é um desdobramento da pesquisa de sua dissertação de mestrado, voltada para o cotidiano de trabalhadores migrantes que se estabeleceram ao longo das rodovias Transamazônica e Belém-Brasília. A proposta da montagem é dividir com o público a experiência da fotógrafa ao se deparar com a perda/transformação de uma parte de seu arquivo que, atingido pela ação do tempo, começa a se deteriorar. Com curadoria de Melissa Barbery, a fotoinstalação apresenta o encontro afetivo da autora com seu arquivo. Segundo Paula, esta é uma das ações que ela vem desenvolvendo para evitar que a documentação desapareça. “É um esforço para não deixar que se percam evidências históricas e sentimentais, materializadas em fotografias, escritos, fitas cassete, disquetes e  lembranças, que fazem parte do meu arquivo, construído ao longo de quase trinta anos de documentação fotográfica na Amazônia", pontua a comunicóloga mineira radicada em Belém.

Já a paraense Luciana Magno leva à Casa das Artes um recorte da série “Orgânicos”, que vem desenvolvendo há alguns anos. No projeto, seu corpo é empreendido como elemento da natureza, buscando mimetizar-se ao espaço em que realiza suas. O trabalho da doutoranda em Poéticas Visuais pela Universidade de São Paulo recebeu grande atenção da crítica, rendendo prêmios e seleções para mostras nacionais e internacionais. Com curadoria de Pablo Mufarrej, a exposição de Luciana reflete, dentro de uma lógica delicada de metamorfose, a busca pela integração e diálogo entre a natureza e seu corpo.

“Antes do Fim...” e “Orgânicos” serão apresentadas ao público dentro do programa “FCP.Continuum”, ocupando respectivamente as salas 1 e 2 da Galeria Ruy Meira, na Casa das Artes - espaço da FCP que se dedica ao aprofundamento e aperfeiçoamento das artes em suas diversas modalidades, por meio do estímulo e desenvolvimento de projetos que tenham como foco a produção e a pesquisa. A montagem abre para visitação no dia 8, às 19h, e pode ser conferida até o dia 6 de setembro, com entrada franca.

 

SERVIÇO:

FCP.CONTINUUM | AGOSTO.2019

Fotoinstalação “Antes do Fim” Paula Sampaio

Desdobramento do projeto contemplado pelo Prêmio de Produção e Difusão Artística 2018

Galeria Ruy Meira | sala 1

Curadoria Melissa Barbery

Exposição “Orgânicos” Luciana Magno

Recorte do projeto contemplado pelo Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística 2013

Galeria Ruy Meira | sala 2

Curadoria Pablo Mufarrej

08/08/19 às 19h - Abertura da Exposição

08/08 a 06/09/19 de 9h às 18h - Período de visitação

CASA DAS ARTES - FCP/PA

Praça Justo Chermont, 236 - Nazaré, Belém, Pará - 66035-140

Tel: (91) 3323-0350 | www.fcp.pa.gov.br | instagram: @casadasartesfcp

registrado em:
Fim do conteúdo da página