Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Fundação Cultural do Pará abre inscrições para o concurso de Quadrilhas Juninas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Fundação Cultural do Pará abre inscrições para o concurso de Quadrilhas Juninas

  • Publicado: Terça, 05 de Maio de 2015, 16h20
  • Última atualização em Sexta, 25 de Dezembro de 2015, 04h04
  • Acessos: 1449

 

 

O Arraial de Todos os Santos da Fundação Cultural do Pará (FCP) iniciou, nesta terça-feira, 5, inscrições para o Concurso de Quadrilhas Juninas. Até esta quarta-feira, 6, as quadrilhas que atuam nas cidades do interior do Estado podem fazer sua inscrição. Para quadrilhas da capital e dos distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro, as inscrições serão realizadas nos dias 7 e 8 de maio, no horário de 9h às 16h. As inscrições são feitas no Centro de Eventos Ismael Nery, Sala G, primeiro andar do Centur.

No primeiro dia de inscrição, a procura foi grande por organizadores de quadrilhas juninas. O coordenador do grupo “Rasta Pé Junino”, David dos Santos, foi um dos primeiros a efetuar sua inscrição. Ele informa que o tema de apresentação deste ano do seu grupo será “marionetes”. A quadrilha tem como formação 16 pares de dançarinos, entre jovens e adultos. O “Rasta Pé Junino” foi fundado no ano de 2000, na cidade de Santa Isabel do Pará. “A nossa coreografia é variada, envolve a dança tradicional da quadrilha roceira com passos estilizados”, informa o coordenador.

Antonio Pereira, representante da quadrilha junina “Cheiro Cheiroso”, de Marituba, explica que a dança aproxima jovens e adultos da realidade da comunidade. Com 12 anos de existência tem em sua formação 18 pares de dançarinos e o tema da apresentação deste ano será “A lenda do boto cor de rosa”. “Os homens estarão trajados de 'boto cor de rosa' e as mulheres com adereços marajoaras. O nosso objetivo é trazer o tema regional, com a lenda do boto e o artesanato marajoara, pois os grupos juninos têm esquecido a tradição da quadra junina”, declara Antonio Pereira.

Segundo o presidente do grupo “Tradição Junina”, Marcus Oliveira, o tema escolhido por eles foi o Forró Brasileiro. O grupo junino é natural da cidade de Santa Luzia do Pará, que fica próximo de Capanema, tem 10 anos de formação, com 24 pares de dançarinos. “Para o dia de apresentação faremos homenagens a Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Elba Ramalho”, declara o presidente.

A técnica em assuntos culturais, Lúcia Nascimento, informa que uma das novidades para o ano de 2015 é que o concurso de quadrilhas terá mais dias de apresentação. “Atendendo ao pedido dos quadrilheiros, o concurso terá 20 dias de apresentações. A premiação também teve acréscimo no seu valor para quadrilhas, coreógrafos, miss, marcadores, entre outros”, comenta.

No ano passado foram inscritos 155 quadrilhas de Belém e do interior do Estado. A expectativa da Fundação Cultural do Pará é que este ano mais quadrilhas participem do concurso. “O mês de junho aqui na Fundação é um uma grande festa, a comunidade participa, as quadrilhas trazem a sua torcida, a vizinhança participa. Temos um espaço reservado para o público da melhor idade. Temos uma infraestrutura boa e com segurança para essa grande festa”, destaca Lúcia Nascimento.

Documentos necessários

As inscrições devem ser feitas no horário de 9h às 16h. O responsável deve apresentar a cópia do RG e CPF do representante da quadrilha; comprovante de residência, realese da quadrilha; o nome das miss; marcador, estilista e coreógrafo. No caso das quadrilhas mirins, deve ter autorização dos responsáveis para que as crianças possam participar da programação.

Serviço: Inscrição para o XII Concurso de Quadrilhas da Fundação Cultural do Pará
Data: 5 e 6 de maio (Quadrilhas do Interior)

7 e 8 de maio (Capital e distritos de Belém)

Horário: 9h às 16h

Local: Centro de Eventos Ismael Nery – 1º andar

Informações: 3202-4391

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página