Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias >     Cine Alexandrino Moreira apresenta “Sem Pena”, de Eugenio Puppo  
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

    Cine Alexandrino Moreira apresenta “Sem Pena”, de Eugenio Puppo  

  • Publicado: Segunda, 11 de Maio de 2015, 12h30
  • Última atualização em Sexta, 25 de Dezembro de 2015, 04h04
  • Acessos: 998

O Cine Alexandrino exibirá nesta segunda-feira (11), o filme “Sem Pena”, de Eugenio Puppo. Um documentário com vários depoimentos de pessoas que vivem ou viveram na parte de sua vida na prisão, relatos de momentos de medo e preconceito.  A mostra será realizada a partir das19h, na Casa das Artes (antigo IAP). A entrada é franca

A realização é da Eco Produções e do Instituto do Direito de Defesa e traz por meio do audiovisual uma história comovente, um cenário que, atualmente, cresce cada vez mais, a violência urbana. E é dentro deste contexto que o diretor Eugenio Puppo mostra uma evidente incompreensão dos direitos e garantia do outro.

 

O documentário “Sem Pena” aborda histórias reais, mostrando o funcionamento dos órgãos do Estado. As entrevistas estão atentas aos dramas pessoais, demonstrando que os efeitos de um processo penal vão muito além da pessoa acusada. E traz ainda testemunhos de juízes, promotores, advogados e especialistas do sistema de justiça criminal. A partir de imagens impactantes de prisões brasileiras. O tem como objetivo estimular uma análise crítica da realidade do sistema de justiça, destacando temas relativos à alta taxa de encarceramento e a falta de acesso à justiça no Brasil.

A produção conta com a parceria do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD), é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), que trabalha pelo fortalecimento do direito de defesa. A missão do IDDD é fomentar na sociedade e em instituições do estado a ideia de que todos têm direito a uma defesa de qualidade, à observância da presunção da inocência, a um processo justo, ao cumprimento da pena imposta de forma digna e ao pleno acesso à Justiça.

Após a exibição do longa metragem, será realizado um debate com  intuito de discutir o respeito e as fragilidades do sistema judicial brasileiro, que pratica o encarceramento abusivo e seletivo. E propor uma reflexão sobre a importância de se construir uma sociedade mais justa e tolerante. Participam do debate Bruna koury(IPDD); Ivanilda pontes (OAB) e Luanna Tomaz (UFPa). O debate tem o intuito de não só abordar a questão do Sistema Carcerário Brasileiro, com seus preconceitos, limitações e desafios, mas também de fazer perguntas essenciais sobre a própria função da cadeia e a noção de justiça.


Escolhido como Melhor Filme pelo Júri Popular do 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e como Melhor Documentário do ano no 41º SESC Melhores Filmes, o documentário Sem Pena está em fase de difusão social buscando ampliar a discussão sobre o tema.

 

Serviço: Casa das Artes apresenta “Sem Pena”, de Eugenio Puppo, às 19h, no espaço Cine Alexandrino Moreira. Uma produção da Eco produções em parceria com o  Instituto de Defesa do Direito de Defesa, em  apoio da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Pará e o Núcleo de Produção Digital(NPD).

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página