Página inicial > Notícias > Fundação Cultural do Pará apresenta nova edição do “A noite é uma palavra”, levando poesia ao Teatro Waldemar Henrique

• Publicado: Quinta, 21 de Maio de 2015, 11h17
  • Última atualização em Sexta, 25 de Dezembro de 2015, 04h07

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Diretoria de Leitura e Informação, tem mais uma vez, a honra e o privilégio de levar poetas paraenses para o palco do Teatro Experimental Waldemar Henrique. Nessa edição a poetisa e apresentadora Catalina Murchio recebe os poetas Salomão Larêdo, Alfredo Garcia e  Klefferson Farias, além do música Lenilson Albuquerque.

Dessa vez o a noite terá uma pegada bem regional. “Vamos abrir com Waldemar Henrique e seu Uirapuru, e na seqüência receberemos poetas que tem trabalhos profundamente delicados e que tem uma forte tendência ao regional”, conta a diretora do espetáculo, Catalina Murchio.

O poeta cametaense Salomão Larêdo vai presentear os espectadores com a leitura de um trecho de seu mais novo romance “Olho de boto”, que conta a história de dois homens que decidem se casar, décadas antes do mundo discutir os relacionamentos homoafetivos. Inspirado em fatos reais, Larêdo apresenta um romance que deseja disseminar o amor livre e criticar a incompreensão e a violência comuns numa terra tão afastada da civilização.

Em conversa com Alfredo Garcia, poeta e jornalista, o mesmo explicou: “Não me considero um autor regional, minha temática não trabalha essencialmente com linguagem regional. Mas não dá pra fugir da linguagem que é usada em todos os textos. Mesmo que conscientemente eu não quisesse empregá-la, ela está no meu sangue, na minha memória, na minha cultura. É um regional sem ser regionalista, sem ser folclórico. É um regional em que a linguagem é que comanda o rio”.

Para os seguidores da poesia, uma boa notícia. A iniciativa já tem datas confirmadas para todo o ano de 2015. As apresentações estão programadas para 17 de Junho, 28 de Agosto, 25 de Setembro, 30 de Outubro, 27 de Novembro, e 18 de Dezembro.

Serviço: O Projeto “A noite é uma palavra” será no Teatro Waldemar Henrique, nesta quinta-feira, 21 de maio, às 19h30. O Teatro fica na Praça da República, à Av. Presidente Vargas. Entrada franca.