Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Designer de moda lança coleção inspirada no Hotel Farol, em Mosqueiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Designer de moda lança coleção inspirada no Hotel Farol, em Mosqueiro

  • Publicado: Sexta, 21 de Setembro de 2018, 16h44
  • Última atualização em Sexta, 21 de Setembro de 2018, 16h44
  • Acessos: 121
imagem sem descrição.

Contemplado em 2018 pelo prêmio Produção e Difusão Artística, da Fundação Cultural do Pará, o projeto “Hotel Farol – Design do Afeto” remete à visualidade arquitetônica do prédio tombado como Patrimônio do Estado do Pará e consiste na mais nova coleção de moda da designer Jackye Carvalho, que mostra as peças inéditas em desfile nesta sexta, 21, às 19h, no espaço Ná Figueredo. A entrada é franca.

Às margens do rio-mar, o casarão foi erguido para abrigar uma grande família que surgiu do romance entre um bragantino e uma jovem lusitana, na década de 1930. Repleto de azulejos portugueses, objetos seculares trazidos da Europa e traços das residências tropicais, o prédio, que data de 1931, é o mais antigo hotel em atividade na ilha.

Forjado sob a influência do estilo Art Déco (estilo artístico de caráter decorativo que surgiu na Europa na década de 1920), o local foi construído pelo advogado Zacharias Mártyres para abrigar seus 15 filhos, fruto de seu casamento com Adelaide de Almeida, lusitana que chegara ao Pará aos 9 anos de idade. O espaço é atualmente administrado por filhos e netos de Mártyres. “O projeto trata das memórias não só do hotel, mas memórias afetivas que giram em torno dele”, explica Jackye.

As peças possuem influência da geometria que marca o estilo Art Déco e da Bauhaus (escola das artes plásticas e arquitetura de vanguarda da Alemanha). Por meio da técnica de sublimação, a designer estampa nas peças o grafismo dos pisos e azulejos do hotel.

As imagens foram gravadas em roupa de brechó, seguindo a técnica do upcycling - processo de criar algo novo e melhor a partir de itens antigos ou descartados. “No Curro Velho, já como professora, me aproximei muito do debate sobre moda sustentável, reaproveitamento, artesanato, e há dez anos me engajo nessa área”, diz a designer, que há desde 2008 desenvolve projetos de moda sustentável na Amazônia.

“Aliar isso a história de um lugar tão emblemático como o Hotel Farol deu fruto a um trabalho muito particular, que valoriza nossa identidade cultural. A própria família Mártyres ficou surpresa com a ideia do projeto: nossa, mas a nossa história vai ir pra passarela?”, conta Jackye.

Serviço: o desfile da coleção de moda “Hotel Farol – Design do Afeto” de Jackye Carvalho será nesta sexta, 21, às 19h, no espaço Ná Figueredo, na Av. Gentil Bitencourt, 449. A entrada é franca.

registrado em:
Fim do conteúdo da página