Página inicial > Notícias > Sarau “A noite é uma palavra” se despede da capital

Sarau “A noite é uma palavra” se despede da capital

• Publicado: Segunda, 15 de Junho de 2015, 12h38
  • Última atualização em Sexta, 25 de Dezembro de 2015, 04h08

A programação poética será realizada nesta quarta-feira (17/06), a partir das 19h, no Teatro Experimental Waldemar Henrique. Em novo formato desde o início deste ano, além de poetas, um músico também é convidado a integrar o evento. O convidado deste mês é Lenilson Albuquerque, músico arranjador e diretor musical com extensa experiência profissional desde 1995 e que atuou com grandes nomes da música, como Leila Pinheiro e Nilson Chaves.

Entre os poetas estão: Renato Gusmão, poeta, escritor e compositor paraense, premiado no baile dos artistas, com destaque na literatura paraense; Izarina Tavares, escritora, poeta e artista plástica ganhadora do mérito literário no primeiro “Extremo Norte”; Antônio Pedro Martins Vianna, ganhador de Bolsa Artística do antigo Instituo de Artes do Pará (IAP) e autor de “Antologia Poética Pessoal”, “Poemas”, “Contos e Críticas”, além do livro “Semente da Revolta”. A diretora e apresentadora do sarau será radialista Catalina Murchio.

Além destes, outro convidado especial desta edição do “A noite é uma palavra” é o poeta Airton Souza, também coordenador da Biblioteca Municipal Orlando Lima Lobo, de Marabá. Airton é ganhador do prêmio Dalcidio Jurandir de Literatura, promovido pela Fundação Cultural do Pará (FCP), e sua presença marca o anúncio de uma nova etapa do sarau, como explica a Giselle Arouck, da Diretoria de Leitura e Informação (DLI) da FCP:

“Estamos dando início a uma ação de interiorização das ações da nossa diretoria (DLI), o que envolve nossas oficinas de capacitação, o projeto Caravana da Leitura, e claro, o sarau ‘A noite é uma palavra’. A partir de agosto, as equipes de todos estes projetos viajarão, passando cerca de dois a três dias em municípios das 12 regiões de integração do Estado. Serão várias atividades dedicadas à leitura. No caso do sarau, será mantido o mesmo formato, privilegiando entre os convidados poetas de cada região visitada. A presença do Airton já traz uma representatividade deste momento, pois o município dele, Marabá, será o primeiro visitado”.

Próxima Etapa – A próxima etapa do ‘A noite é uma palavra’ inicia no mês de agosto em Marabá, seguida dos demais municípios: Paragominas, Igarapé-Açú, Capanema, Santarém, Breves, Itaituba, Redenção, Tucuruí, Altamira, Abaetetuba e Ananindeua. São previstos cinco municípios para o segundo semestre de 2015 e sete para o primeiro semestre de 2016. Em cada região visitada, bibliotecas e escolas públicas poderão se unir à programação.

Serviço:

Sarau “A noite é uma palavra”

Quando: 17 de junho (quarta-feira), às 19h;

Onde: Teatro Waldemar Henrique (Praça da República)

Aberto ao público.