Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Mostra reúne a cultura popular do Oeste do Pará
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Mostra reúne a cultura popular do Oeste do Pará

  • Publicado: Sexta, 19 de Junho de 2015, 15h57
  • Última atualização em Sexta, 25 de Dezembro de 2015, 04h09
  • Acessos: 1407

O Arraial de Todos os Santos, da Fundação Cultural do Pará (FCP/Centur), realiza uma programação estendida este ano, com mostras da cultura popular inseridas em festejos juninos que já eram realizados em outras regiões do Estado, entre elas, o município de Óbidos, integrando a região Oeste do Pará com a participação dos folguedos de tradições populares de Santarém, Alenquer, Oriximiná e Juriti. Por lá, a programação iniciou com a Oficina de Ambientação Cênica, ministrada por Bruce Macêdo que encerra neste domingo, 21. No sábado, 20, ocorre a primeira “Mostra de Cultura Popular do Oeste do Pará”.

Totalmente prática, a oficina ensinará os alunos a utilizar materiais encontrados na região – como miriti e recicláveis – para criação cenográfica. “Eles ficarão responsáveis pela ornamentação da arena onde ocorrerá o arraial deste ano. O Bruce é formado em artes visuais e professor da Universidade Federal, abriu 40 vagas destinadas tanto a quem já realizava esse trabalho – os funcionários da Secretaria de Cultura do Município – quanto para grupos de teatro local, grupos da terceira idade e artesãos”, explica Marcelo do Carmo, técnico em gestão cultural da FCP.

No dia 20, a partir das 19h, será realizada na Praça do Sesquicentenário, a primeira “Mostra de Cultura Popular do Oeste do Pará”, integrada ao já tradicional “Arraiá dos Pauxis”, realizado anualmente na cidade. Ao longo do evento ocorrerá a apresentação de grupos de diversos municípios da região, como o Corpo de Dança Juruti - CDJ (Juruti), o Cordão de Pássaro Pachã (Santarém), o grupo Dança do Jaraqui (Óbidos), o Boi Estrela de Ouro (Alenquer), o Grupo de Músicos Encanto do Quilombo (Oriximiná) e o Cordão de Pássaro Garcinha (Óbidos).

“Quando demos início à parceria com o pessoal que organiza esta festa, pedimos que nos indicassem grupos de diversas cidades da região em torno de Óbidos que tivessem grande tradição, em iniciativas que geralmente passam de pai para filho, para que nós o convidássemos a se apresentar e assim eles se sentissem até mais valorizados. Sem contar que isso permite uma troca maior entre os artistas destas cidades que são próximas, mas muitas vezes não sabem o que há de expressão artística na cidade vizinha”, explica Marcelo.

Além dos shows musicais e encenações, a Mostra também terá uma feira gastronômica, exposição de produtos e obras e artes produzidas por estes diversos municípios convidados. Destaca-se ainda a exposição “Minha aurora Alenquer que reverbera a arte em seu filho”, de Jeferson de Oliveira. Mais uma oportunidade de troca entre os artistas da região.

Serviço: Arraial de Todos os Santos promove Mostra de Cultura Popular do Oeste do Pará, dia 20/06, a partir das 19h,  na Praça do Sesquicentenário, município de Óbidos. Evento aberto ao público. Mais informações: (91) 3202-4369.

registrado em:
Fim do conteúdo da página