Página inicial > Notícias > Inscrições abertas para ações do Festival do Teatro Brasileiro no Pará

Inscrições abertas para ações do Festival do Teatro Brasileiro no Pará

• Publicado: Quarta, 22 de Julho de 2015, 14h17
  • Última atualização em Sexta, 25 de Dezembro de 2015, 04h14

Itinerante, há 16 anos, levando a cena teatral brasileira de um estado ao outro, o Festival do Teatro Brasileiro – FTB - chega finalmente ao Pará. De 4 a 15 de agosto ele aporta por aqui, com espetáculos, encontros artísticos e workshop, em Belém, e em Marabá, que também recebe ação formativa para professores e alunos da rede pública de ensino.

"O FTB propõe uma aproximação cultural entre paraenses e paraibanos. As ações de formação para os mais de 800 alunos da rede pública de ensino, as oficinas, o ciclo de dramaturgos, a residência artística, os encontros informais entre os grupos dos dois estados e as conversas entre atores e plateia após as apresentações são formas de fortalecer e criar elos profissionais e afetivos. O FTB se propõe com essas ações deixar um rico legado imaterial e boas lembranças!", diz Sérgio Bacelar que há 16 anos vem coordenando o projeto, em várias cidades brasileiras.

Em Belém, o FTB ocupará o Teatro Margarida Schivasappa, Teatro Experimental Waldemar Henrique, Forte do Presépio, Núcleo de Oficinas Curro Velho, Pátio Externo do Armazém 3 - Estação das Docas e Portal da Amazônia, onde será realizado o encerramento, com show de Chico César.

Em Marabá, as apresentações acontecerão no Cine Teatro Marrocos, Praça São Félix de Valois na rua 5 de Abril, Praça São Francisco na Cidade Nova e na Escola Estadual de Ensino Médio Gaspar Vianna.

Ao todo serão realizadas 16 apresentações gratuitas contando com os espetáculos “Como nasce um Caba da Peste”, da Agitada gang - Trupe de Atores e Palhaços da Paraíba; “Esparrela”, do Grupo de Teatro Bigorna; “Flor de Macambira”, do Coletivo Teatral Ser Tão Teatro; “Mercedes”, do Galharufas Companhia de Teatro, e “Silêncio Total”, espetáculo de clown do ator Luiz Carlos Vasconcelos. Todas as apresentações do Festival do Teatro Brasileiro serão gratuitas.

A produção executiva do FBT é da Alecrim Produções Artísticas, com produção local dos Produtores Criativos. A realização desse evento, em todas as suas etapas brasileiras (PA, CE, AL e ES) tem patrocínio da Petrobras, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal. Em Belém, a correalização é da Fumbel - Prefeitura Municipal.

A itinerância conta ainda com apoio da Escola de Teatro e Dança da UFPa – ETDUFPA, Hotel Princesa Louçã, Sol Informática, Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Estado da Paraíba, Secretaria de Educação de Marabá, Secretaria de Cultura de Marabá Prefeitura de Marabá, Fundação Cultural do Pará, Organização Pará 2000, Secretaria Executiva de Cultura do Estado Do Pará, Governo do Estado Do Pará.

Workshop e encontros artísticos

A inscrição para as atividades do Festival do teatro Brasileiro – Cena Paraibana é gratuita e pode ser feita pelo site: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/para. Também neste endereço é possível acessar dias e horários de cada atividade e saber mais sobre os espetáculos trazidos ao Pará.

Ciclo de Dramaturgos - conta com participação de Paulo Vieira, do Galharufas Cia de Teatro, grupo que atuará intensamente no festival, como a Residência Artística com artistas paraenses, e Aluízio Guimarães, diretor e produtor de vários espetáculos nas áreas de Teatro e Cinema, recebendo prêmios por alguns desses trabalhos, entre os quais se destacam Água, areia e as maçãs (teatro), Hades - Uma História de Fé e revolta  (teatro), "... e foram felizes para sempre! (teatro) e Batalhão 41 de Cajazeiras (Vídeo documentário) Borra de Café (cinema/ficção).

Residência Artística – Será realizada com o grupo Galharufas, em dez dias, tempo de duração do festival, somando 40 horas de trabalho, proporcionando atividades de intercâmbio e troca de conhecimento com os atores, técnicos e criadores da cidade. A vivência é referente ao processo de criação do espetáculo Mercedes (que está na programação do festival, no Pará) e de como foi realizada a preparação do corpo cênico. A residência tem como objetivo vivenciar junto com o elenco do espetáculo, a experiência do método de preparação do corpo cênico dialogando com jogos teatrais, improvisação, musicalidade, ritmo e projeção de corpo e voz. Sendo o ator o autor da cena.

Sarau Lata Absoluta – É quando será mostrado os resultados da residência ao público. No dia 11 de agosto, o Sarau Lata Absoluta, que será realizado no Casarão do Boneco, será também atração da programação de encerramento da campanha de patrocínio coletivo no site Catarse, Salve Salve Casarão do Boneco. Música, poesia e performances são esperados.

Workshop elaboração de projetos – Vai ser ministrado com o criador e coordenador do Festival, o produtor Sergio Bacelar, contando com a participação da Gerente de Patrocínio da BR Distribuidora, Alena Aló.

Ação formativa em Marabá - Em Marabá, o festival também oferece diferentes ações educativas, para formação de plateia em 3 movimentos e Cenas Curtas, que atenderão mais de 840 jovens da rede pública, em mais de 200 horas de trabalho, conduzidas por coordenadores pedagógicos e arte educadores.  Os professores da rede pública de ensino de Marabá também participarão de uma oficina de capacitação em técnicas de Teatro.

Serviço

Festival do teatro Brasileiro - Cena Paraibana. De 4 a 15 de agosto em Belém e Marabá. Mais informações: ​www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/para