Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Casa da Linguagem traz diversas opções em Linguagem Verbal
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Casa da Linguagem traz diversas opções em Linguagem Verbal

  • Publicado: Quarta, 29 de Julho de 2015, 16h18
  • Última atualização em Sexta, 25 de Dezembro de 2015, 04h15
  • Acessos: 1464

Inscrições abrem nesta terça-feira, 4, e incluem oficinas inéditas de Redação Publicitária e de Textos Jornalísticos para rádio, TV, impresso e web

A Fundação Cultural do Pará oferece em agosto as oficinas de Redação Publicitária, com o publicitário Cristiano Alves, e de Redação de Textos Jornalísticos para rádio, TV, jornal impresso e web, com o jornalista Jorge Vidal. As inscrições ocorrem de 4 a 14 de agosto, na Casa da Linguagem, local onde ocorrem as aulas marcadas para o período de 17 de agosto a 4 de setembro. O curso de redação publicitária será ministrado de 8h30 às 10h30, e o de redação jornalística no período da tarde, de 14h às 16h.

Todas as oficinas oferecidas pela FCP por meio da Casa da Linguagem são gratuitas para alunos da rede pública de ensino e infocentros (basta apresentar comprovante de matrícula), e saem por R$ 20 para os demais interessados. O público alvo de ambas as oficinas são alunos que estejam cursando a partir do ensino médio, mas principalmente profissionais e estudantes no início da vida acadêmica.

Na oficina de redação publicitária, o objetivo principal é capacitar o aprendiz a elaborar peças publicitárias para diferentes mídias, como anúncios, textos, spots de rádio e jingles, além de filmes, peças para internet e ações de marketing, entre outras. O diferencial do referido curso é tentar contribuir para formação de textos relevantes e chamadas sintéticas, ricas e claras. Já o curso de Redação de Textos Jornalísticos pretende qualificar estudantes de jornalismo e profissionais da área de elaboração de textos voltados para reportagens e edição em diferentes plataformas.

O conteúdo da oficina voltada para jornalistas em formação passa pelas características do texto de impresso, apuração e redação, além da simbiose entre imagem e palavra, entre outros temas relevantes. “Nosso principal diferencial é o corpo a corpo que queremos promover entre os alunos e os personagens, que vamos buscar na rua durantes as aulas do curso”, explica Vidal, instrutor da oficina de texto jornalístico. Além das saídas programadas, o instrutor pretende assistir, ler, ouvir e analisar junto aos discentes matérias textuais para jornais impressos e web, reportagens de rádio e VTs.

OUTRAS OPÇÕES

Em linguagem verbal, as opções de oficinas envolvem principalmente atividades de escrita e são destinadas ao público acima de 12 anos de idade. Com aulas de segunda a sexta, sempre das 8h30 às 10h30, a Casa da Linguagem oferece três turmas com a oficina de “Leitura e Produção de Texto”, ministradas por Janete Borges, Cleide Assunção e Chimênia Pinheiro; uma turma de “Redação Publicitária”, com Cristiano Alves; uma de “Libras”, com Carla Mota; e uma de “Texto Argumentativo”, com Airton Reis.

Para o público que busca aulas apenas aos sábados, a opção é a oficina “Literatura Infantil na Escola”, destinada a graduandos e professores, com Emília Miccione. As aulas ocorrerão sempre das 8h30 às 11h30, somando a carga horária de 30h. Aos que só podem estudar no período da noite, a Casa da Linguagem oferece as oficinas: “Laboratório de Texto”, com Telma Monteiro; e “Libras II”, com         Carina Mota, ambas com aulas de segunda a sexta, das 18h às 20h.

No período vespertino, de 14h às 16h, com aulas de segunda a sexta, são ofertadas as oficinas: “A Arte de Escrever com Prazer”, com Emília Miccione; “Criação de Roteiro para Animação”, com David Matos; “Leitura e Produção de Texto”, com Angela Santos; e “Redação Jornalística”, com Jorge Vidal. No horário das 16h às 18h, também de segunda a sexta, as opções são duas turmas de “Leitura e Produção de Texto”, com Luiza Ribeiro e Talitha Cruz; e uma turma de “Caligrafia”, com Carlos Rayol.

 

Serviço: Inscrições para oficinas da Casa da Linguagem, de 04 a 14 de agosto, gratuitas para alunos da rede pública de ensino e infocentros; e taxa de R$ 20 para demais interessados. Endereço: Av. Nazaré, 31, esquina com a Assis de Vasconcelos. Mais informações: (91) 3230-1835 e 3110-2250.

registrado em:
Fim do conteúdo da página