Página inicial > Notícias > Residência Artística será no Teatro Margarida Schivasappa

Residência Artística será no Teatro Margarida Schivasappa

• Publicado: Quinta, 30 de Julho de 2015, 13h09
  • Última atualização em Sexta, 25 de Dezembro de 2015, 04h15

Atividade integra a programação do Festival de Teatro Brasileiro – Cena Paraibana, que inicia de 07 de Agosto.

Os artistas de Belém poderão participar de uma residência artística inédita com os paraibanos do Galharufas Companhia de Teatro, pelo Festival de Teatro Brasileiro. A vivência ocorrerá no Teatro Margarida Schivasappa, de 07 a 14 de Agosto, tomando como referência o processo de criação do espetáculo “Mercedes” e de como foi realizada a preparação do corpo cênico. O processo conta ainda com a participação do dramaturgo Paulo Vieira. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site: www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/para.

A programação terá 10 dias de realização e irá proporcionar aos participantes vivenciar junto com o elenco do espetáculo a experiência do método de preparação do corpo cênico dialogando com jogos teatrais, improvisação, musicalidade, ritmo e projeção de corpo e voz. Sendo o ator o autor da cena. A linguagem randômica que vem sendo desenvolvida pelo Galharufas, e que está presente em “Mercedes”, está totalmente voltada para o ator e a sua relação com o texto e a cena, de tal maneira que o ator é treinado para oferecer amplo material expressivo.

Nesse processo, todos aprendem a se colocar no espaço da cena e a dominar, de modo que a sua relação com o espaço. “Isso tudo resulta naquilo que chamamos de cena orgânica, aquela na qual visivelmente não se sente a presença invasiva da mão do diretor na condução da cena, mas, antes, o que resulta é o ator com ampla possibilidade de ele mesmo conduzir a cena em seu tempo, ritmo e intenção, e isto abre outra perspectiva”, descreve o grupo em sua proposta de atividade.

O espetáculo “Mercedes” também será apresentado em Belém, dias 13 e 14 de agosto, sempre às 20h, no Teatro Experimental Waldemar Henrique, com entrada franca. Os ingressos serão distribuídos no dia da apresentação, na bilheteria do teatro, duas horas antes do inicio do espetáculo.

Galharufas Companhia de Teatro - fundado pelo teatrólogo Paulo Vieira em 1997, no ano em que estreou com o espetáculo “Noite Escura”, com texto e direção do seu fundador. O fim de “Noite Escura”, em 2001, significou a dispersão do elenco. Retornando em 2003 com uma montagem da “Cantora Careca” de Ionesco, selecionado entre os 30 espetáculos do Projeto Criação Teatral Volkswagen. Em 2013 passa a apresentar “Mercedes”, contemplado pelo Edital FIC Augusto dos Anjos.

Serviço:

Residência Artística com Galharufas Companhia de Teatro

Tema: Ação do ator na cena randômica

Dias: 07a 14 de agosto

Programação: Dias 07, 10, 11, 12 e 13, das 17h às 21h; Dias 08 e 09, das 9h às 12h e das 13h às 18h; Dia 14, das 14h às 18h.

Atividade Gratuita

Número de vagas: 30

Local: Sala de Ensaio do Teatro Margarida Schivassapa

Endereço: Av. Gentil Bitencourt, 650 - Batista Campos (CENTUR)

Telefone (91) 3202-4317 Horário de atendimento: de segunda à sexta das 10h às 12h e de 14h às 18h.

Forma de inscrição: as inscrições podem ser feitas pelo site www.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/para