Página inicial > Notícias > Workshop de quadrinhos movimenta Biblioteca Arthur Vianna

Workshop de quadrinhos movimenta Biblioteca Arthur Vianna

• Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2018, 08h05
  • Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2018, 08h06

Nesta terça-feira, dia 30 de janeiro, começa a Semana do Quadrinho Nacional, realizada na Biblioteca Arthur Vianna, no Centur da Fundação Cultural do Pará (FCP). Será realizado um workshop de quadrinhos por dia, durante os quatro dias de evento. Os participantes poderão aprender todos os passos necessários para fazer um quadrinho autoral. Desde a produção de um roteiro original, passando pelo desenho e a colorização final de uma história em quadrinhos.

Com a popularização de filmes hollywoodianos de super-heróis as histórias em quadrinhos, ou HQs, explodiram em popularidade. Entretanto, não só de super-heróis vivem os quadrinhos, outros autores usam do meio para contar histórias mais pessoais e regionais, como é o caso do belenense Volney Nazareno, professor de desenho e quadrinista, que vai ministrar palestra dia 01 de fevereiro.

“Os heróis existem desde a década de 50, é uma arte muito antiga, não dá pra competir com isso. O mercado alternativo é tímido ainda, mas tem espaço para todos”, explica. Volney é autor de diversos trabalhos independentes, dentre eles o Belém Imaginária, que reconta algumas lendas regionais, que teve repercussão nacional e foi altamente elogiado. “Tu queres? Vai lá e faz teu mercado”, afirma.

Quando criança, Volney viu seu pai desenhando e pediu para ser ensinado. “Ele disse para mim que quem quer desenhar, pega um papel e desenha”, conta. Com essa motivação, Volney foi se profissionalizando e chegou a participar de um livro comemorativo de 50 anos de Maurício de Souza, onde teve cinco páginas para contar uma história. “Escolhi uma em que o Cebolinha vem para Belém e o Louco mostra a cidade para ele”, conta.

Keoma Calandrini, ilustrador e design gráfico, vai ministrar a oficina de Colorização Digital no dia 2 de fevereiro. Assim como Volney, o desenho sempre foi uma paixão em sua vida. “Eu desenhava muito quando criança. Mas depois de um tempo isso acabou se tornando um pouco sério na minha cabeça”, pontua. A transição entre hobby e trabalho começou quando ele decidiu fazer faculdade de Design, isso aconteceu por que ele soube que a formação de um de seus autores favoritos era designer gráfico. “Daí eu pensei: esse cara desenha, eu gosto de desenhar, bingo. Já sei o que fazer”, conta.

Sobre a oficina, Keoma fala que pretende expor bastante o processo de ilustração como um todo e botar algumas coisas em prática. “Geralmente eu me apresento, falo da minha formação, depois introduzo o tema explicando os conceitos, mostro imagens”, finalizou.

A Semana do Quadrinho vai contar com exposições, sessões de autógrafos, workshop.

Semana do Quadrinho Nacional

Data: de 30/01 a 02/02