Ir direto para menu de acessibilidade.

destaque

Página inicial > Notícias > Turma do Açaí fará parte da exposição: Humor em Quadrinhos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Turma do Açaí fará parte da exposição: Humor em Quadrinhos

  • Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 15h17
  • Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2018, 15h17
  • Acessos: 208
imagem sem descrição.

A Turma do Açaí fará parte da programação da “Semana do Quadrinho Nacional”, promovida pela Fundação Cultural do Pará (FCP), que será realizada no dia 30 de janeiro e vai até o dia 02 de fevereiro. Além da exposição, o evento também contará com palestras, workshops, sessão de autógrafos e uma feira de quadrinhos. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita.

De acordo com o quadrinista Rosinaldo Pinheiro, a criação do grupo foi inspirada na cidade onde viveu sua infância. Um dos exemplos é o personagem inspirado no seu avô, que se chama “Migué”. “Como sou de Igarapé-Miri, o lugar é conhecido por ser a ‘terra do açaí’. Então, a maioria dos personagens é inspirada em parentes e amigos. Alguns deles são de descendência de negros e mulatos e usam o linguajar paraense do dia a dia”, comenta.

O autor diz que possui várias inspirações, entre elas está o cartunista e criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, quadrinhos da Disney e Marvel. “Eu era muito apaixonado pelos quadrinhos infantis e nacionais, e isso me inspirou a ficar nesse meio do quadrinho. Comecei a desenhar desde criança, mas eu comecei lendo quadrinho, vendo referencias de quadrinistas”, afirma.

Mas os seus quadrinhos não possuem apenas como cenário a sua terra natal. Ele conta também como é a história do personagem chamado “Açaí”, que vive como ribeirinho na capital paraense. “É a história de um menino de oito anos, que vive em uma palafita. O universo dele é o meio da Amazônia. Ele mora do outro lado do rio, do outro lado da cidade de Belém”, diz.

Rosinaldo Pinheiro é quadrinista, designer gráfico, animador e criador da Turma do Açaí, que conta com a criação de personagens paraenses infantis inspirados na cultura do Pará. Além disso, ele já lançou dois curtas de animação: “A turma do Açaí: No Círio” e “A Turma do Açaí: Fiasco é essencial”. Chegou a participar do ANIMA MUNDI 2015 na Casa das Artes do Rio de Janeiro e foi premiado no Congresso Internacional Rio+20.

Serviço: Semana do Quadrinho Nacional

Data: 30 de janeiro a 02 de fevereiro de 2018

Local: Av. Gentil Bitencourt, 650 – Nazaré, Belém – PA, 66035-340

   

registrado em:
Fim do conteúdo da página