Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Abertas as inscrições para Oficinas Curro Velho e Casa da Linguagem
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Abertas as inscrições para Oficinas Curro Velho e Casa da Linguagem

  • Publicado: Segunda, 04 de Setembro de 2017, 06h22
  • Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 10h59
  • Acessos: 3193
imagem sem descrição.

A partir desta segunda-feira, 04 de setembro, começa a temporada de inscrições para as oficinas de setembro da Fundação Cultural do Pará. São mais de 100 opções de cursos de arte e ofício que são realizados nas Oficinas Curro Velho e na Casa da Linguagem. Clique aqui e confira as opções de cursos.

As oficinas são gratuitas para os alunos da rede pública de ensino (fundamental e médio) e para os demais é cobrada uma taxa única de 20,00 (vinte reais), no ato da inscrição. Entre os cursos ofertados estão: Pintura em tela para crianças, serigrafia, desenho básico, percussão, violão, teatro, jogos de encenação, Laboratório de artes cênicas, danças urbanas, Informática básica.

As inscrições encerram no dia 18 de setembro, data que marca o início da realização das oficinas, as aulas são realizadas diariamente de segunda a sexta-feira, com turmas no horário da manhã e tarde.

Dança - Ofertado pela primeira vez, o curso de danças urbanas House Dance, é destaque nas oficinas do Curro Velho, onde reúne todos os dias mais de 25 alunos, interessados em aprender mais sobre o que é a dança e sua cultura. A oficina encerra na próxima terça-feira, 05.

A instrutora da oficina, Isabela Lobato, explica como estão sendo realizadas as aulas “o house é uma dança urbana, de origem norte americana, e esta é a primeira vez que estou trabalhando essa cultura aqui no Curro Velho, e como os meus alunos são iniciantes e não sabem bem como são as práticas e teorias do House, nós começamos trabalhando a base da dança, falamos sobre a história, a música, mostro as diferenças musicais que existem, e após isso, vou complicando um pouco mais os passos, fazendo a variação e peço que eles sejam criativos, pois eu trabalho muito com a criatividade, que é o fator primordial da dança”, destaca.

A estudante de 18 anos, Juliana Nunes, fala sobre sua paixão pela dança House Dance “Eu achei incrível poder ter encontrado o curso pelo qual eu me identifico há um bom tempo, além disso, as nossas aulas estão sendo ótimas para aprimorar o nosso conhecimento, o que antes eu não sabia, hoje eu me identifico cada vez mais” comemora.

Por meio do curso a estudante revela os pontos positivos que a deixa cada vez mais focada nas aulas “A interação com a turma, a musicalidade, o tempo de duração das aulas, os conhecimentos, tudo isso vem incentivando todos que estão participando da oficina, até a própria dança em si, pois é uma dança diferente que nem todos estavam acostumados a dançar, hoje podemos participar, então gostamos muito e espero que nas futuras oficinas do curro velho, esteja inserida novamente”, conclui.

Artes Visuais - Outro curso em destaque é o de Desenho Básico, ministrada pelo instrutor Alex Barros, que ensina técnicas de pinturas aos alunos iniciantes nessa área “Esta oficina vai aprimorar as técnicas que são utilizadas nos desenhos, ensinando passo a passo, a esses alunos que estão iniciando, então eu repasso todo o princípio básico até a prática, como linhas, luz e sombra, sólidos, como desenhar um triângulo com essas técnicas iniciais, tudo isso é a base que eles precisam aprender e que está sendo realizada diariamente, a evolução está ótima”, declara.

Casa da Linguagem - Com o mundo cada vez mais conectado por meio de canais de comunicação, muitas vezes as pessoas não se preocupam com forma de se comunicar. E quando a informação é a base deste ato de comunicação, é preciso ter muito cuidado com a forma, ter uma postura ética e humanizada. Esta é a proposta da oficina de Redação Jornalística, da Casa da Linguagem, do quinto módulo de oficinas, para o mês de setembro.

“Os participantes irão conhecer as técnicas de produção do texto jornalístico que exige uma postura ética, imparcial e objetividade ao relatar um fato ou acontecimento. E a partir desta base eles também vão conhecer um estilo jornalístico que é o chamado Jornalismo Literário que une informação e literatura, onde a abordagem é mais profunda, detalhada, humanizada envolvendo o leitor ”, explica Tábita Oliveira, jornalista e instrutora da oficina.

Durante a oficina os participantes terão a oportunidade de colocar em prática a produção de texto jornalístico, a partir de temas e técnicas que serão debatidos em sala. Antes, será feita várias leituras de reportagens factuais e reportagens com abordagem literária.

Inscrições - As oficinas da Casa da Linguagem estão abertas a toda comunidade, ou seja, são voltadas para as crianças, jovens e adultas, sem limite de idade. Para os alunos da rede pública de ensino as inscrições são gratuitas e para os alunos da rede particular ou público em geral será cobrada uma taxa de R$20,00 (vinte reais) no ato da inscrição. Aqueles que tiverem 70% de presença nas aulas receberão o certificado de conclusão.

As inscrições estão abertas de 04 de setembro a 18 de setembro. E as oficinas serão realizadas de 18 de setembro a 06 de outubro.

Confira a lista completa de oficinas no site da Fundação Cultural do Pará www.fcp.pa.gov.br, no facebook ou no instagramda FCP.

Serviço:

Oficinas Curro Velho e Casa da Linguagem

Inscrições de 04 a 18 de setembro de 2017

Realização: de 18 de setembro a 06 de outubro de 2017

De Segunda à sexta-feira

Oficinas Curro Velho fica na rua Professor Nelson Ribeiro, 287, Telégrafo

Telefone: 3323-0049

Casa da Linguagem fica na Avenida Nazaré, 31 - Nazaré

Telefone: 3323-0300

registrado em:
Fim do conteúdo da página