Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > FCP leva oficinas de reaproveitamento de resíduos industriais para o interior do estado
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

FCP leva oficinas de reaproveitamento de resíduos industriais para o interior do estado

  • Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2017, 15h53
  • Última atualização em Sexta, 25 de Agosto de 2017, 09h59
  • Acessos: 103
imagem sem descrição.

Contribuir com a comunidade de forma que possam aproveitar a matéria prima que podem ser encontrados na própria região e transformar em renda, esse é o objetivo das oficinas que são realizadas no interior do estado, neste mês, pela Diretoria de Interação Cultural da Fundação Cultural do Pará, na cidade de Bom Jesus do Tocantins, com abrangência aos municípios de Abel Figueiredo e Rondon do Pará, na região de Carajás.

Carlos Meigue artesão desde que começou a trabalhar na Fundação Curro Velho há uns 20 anos, é o instrutor da oficina de “Reciclagem em Resíduos Industriais como pneu, madeira e pet”. Ele informa que “a oficina pretende desenvolver ações que trabalhem o reaproveitamento de resíduos industriais, auxiliando na criação de objetos utilitários, artesanais e pedagógicos, visando o ofício, a renda e a questão ambiental”, comenta o artista.

O curso será ministrado até o dia 02 de setembro, para uma turma de em média 40 alunos. O público na oficina é o mais diversificado. São jovens a partir de 16 anos, indígenas Parkatêjê e Krikatêjê e não indígenas, artesãos, artistas, educadores que, segundo o artista “poderão aprender técnicas de como reutilizar objetos e, por exemplo, transformar pet em vassouras e até mesmo em brinquedos”, detalha Meigue.

O artesão afirma que “vamos transitar por várias técnicas de reutilização de materiais e queremos formar novos designers, novos artistas e trabalhar a formação de grupo de experimentação e produção estética.”.

Teatro

Em Jacundá, na Região Rio Capim, também interior do Pará, a oficina será de “Teatro: Corpo e composição” ministrada pelo artista Leonel Ferreira. Segundo o instrutor, “o objetivo da oficina é apresentar aos participantes os fundamentos da criação artística”.

O curso será realizado até o dia 30 de agosto. A oficina recebe o público de em média 20 a 30 jovens e adultos com e sem experiência e pretende mostrar a eles os fundamentos básicos das ações físicas, pra depois entrar em trabalho de composição e também trabalhar o tempo e o espaço.

O instrutor da oficina ressalta que “vamos apresentar técnicas de tempo da cena, da fala e mostrar qual o tempo do corpo na cena, que espaço é esse que você usa? qual o percurso que o ator faz nesse espaço, como é que ele usa o volume da voz, como é que ele usa o corpo nesse espaço físico?”. 

Leonel Ferreira faz parte da companhia de Teatro Madalenas e Boca de Jambú Coletivo de Teatro e comentou que “a cada viagem ao interior para ministrar oficinas é um novo aprendizado, porque nem sempre aquilo que eu planejo é o que a comunidade está precisando” e acrescentou que “a realidade local é o que determina como que vai ser o ritmo da oficina e qual a necessidade deles”.

Serviço:

Oficinas de “Reciclagem em Resíduos Industriais como pneu, madeira e pet”.

Cidades: Bom Jesus do Tocantins, com abrangência aos municípios de Abel Figueiredo e Rondon do Pará.

Período: Até 2 de setembro

Oficinas de “Teatro: Corpo e composição”

Cidade de jacundá e adjacências

Período: até 30 de agosto.

registrado em:
Fim do conteúdo da página